quarta-feira, 19 de março de 2008

Presidente Lula e Ministro Hélio Costa assinam termo de doação para Telecentros em Santa Catarina

Será nesta quinta-feira, dia 20, em Florianópolis, a assinatura dos termos de doação dos telecentros para 273 municípios de Santa Catarina. A solenidade será durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará na capital catarinense às 15 horas para a assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização e humanização do Maciço do Morro da Cruz, e contará com a presença do ministro das Comunicações Hélio Costa.

A convite do presidente Lula e do ministro Hélio Costa, o deputado federal Décio Lima (PT/SC) acompanha a assinatura do termo de doação dos telecentros para sete municípios do Vale do Itajaí e Litoral. Nesta região estão sendo contemplados com telecentros Balneário Camboriú, Blumenau, Bombinhas, Camboriú, Gaspar, Itajaí e Itapema.

Os telecentros são espaços de acesso gratuito à internet em banda larga, onde também serão oferecidos gratuitamente cursos de informática para professores e para a população. No local também será possível a recepção de programas de TV educacionais e de telemedicina, além de orientação para idosos, trabalhadores e portadores de necessidades especiais no manuseio dos computadores.

Cada telecentro é composto por servidor de informática, 10 computadores, central de monitoramento; roteador wireless, 11 estabilizadores, impressora a laser; projetor multimídia, cadeiras e mesas. O funcionamento ficará a cargo dos municípios, que terão 60 dias, a partir da assinatura do temo de doação, para instalação e início das operações. O monitoramento será feito pelo Ministério das Comunicações, através de uma câmera de segurança.

A meta do Ministério das Comunicações é instalar telecentros em todos os 5,5 mil municípios do País até junho deste ano, com investimentos totais de R$ 134 milhões do governo federal. Quase 5 mil prefeituras já se cadastraram junto ao ministério para receber os equipamentos de informática e mobiliários para montar espaços de uso gratuito para a população.

Foto: Site do Ministério das Comunicações