sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dia 19 - Aniversario do Rei Roberto Carlos

Foto: Rio News

Mesmo Rei, muita gente já torceu o nariz para ele e sua turma, que formaram o movimento conhecido como Jovem Guarda. Mas muitos mais - inclusive vários dos que o rejeitaram antes - se renderam a ele. Roberto Carlos venceu preconceitos, tornou-se o artista que mais discos vendeu no Brasil,
Sua estréia aconteceu na TV Tupi, no Rio de Janeiro, em 1957, Roberto Carlos Braga nasceu no dia 19 de abril de 1941, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. É filho de um relojoeiro e de uma costureira, Laura, a quem, anos depois, dedicou a música Lady Laura. Aos seis anos, sofreu acidente numa via férrea, o que o obrigou a usar uma prótese em uma das pernas, assunto terminantemente proibido em todas as suas entrevistas. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1955, quando resolveu se dedicar ao violão e ao canto.

No início de carreira, Roberto integrou o grupo Snacks, que depois mudou o nome para Sputniks. Desse conjunto, faziam parte Tim Maia e Erasmo Carlos. O cantor também trabalhou como crooner, influenciado pela bossa nova e pelos sambas-canções - gêneros cujos seguidores seriam justamente os que, no auge da bossa nova, o rejeitariam. O primeiro compacto foi gravado em 1958. O estouro em nível nacional aconteceu em 1963, com a música O Calhambeque, do disco É Proibido Fumar. Daí para frente, os sucessos não pararam de surgir.

O programa Jovem Guarda, que tinha Roberto, Erasmo e Wanderléa na linha de frente, estreou na TV Record em 1965 e consolidou a nova onda. No mesmo ano, lançou o LP Jovem Guarda, que rendeu hits como Quero Que Vá Tudo Pro Inferno e Mexerico da Candinha.O Rei já vendeu, até hoje, 70 milhões de discos pelo país e pelo mundo. Fez três filmes - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora - entre 1967 e 1971. Entre as dezenas de sucessos, destacam-se músicas como Eu sou terrível, Splish splash, Detalhes, Emoções, Amigo, O portão, Jesus Cristo, entre muitas outras.
Casou-se três vezes: com Cleonice Ramos, Míriam Rios e com Maria Rita

Este colunista e sua geração, teve influencia direta no estilo de musica e de ser de Roberto Carlos. Usamos cabelos longos, calça apertada, botinha sem meia e medalhão no peito. Queríamos ser parecidos com nosso ídolo, que não fazia apologia ao descaminho, nem escrevia letras de musicas com palavras de revolta, até porque somos de um tempo de governo de opressão que reprimia, pelo regime que nos governava..

Sobrevivemos e hoje este colunista e toda sua turma, geração Roberto Carlos agradece ao Rei por ter nos mostrado através da musica romântica e do seu jeito de ser, tantas emoções.
Te adoramos Bicho e Feliz Aniversario.