Uma comitiva liderada pelo vice-governador do Tocantins, Paulo Sidnei, concluiu uma visita de três dias ao Estado para conhecer de perto a experiência catarinense, implementada desde 2003, com o modelo descentralizado de gestão pública.
O grupo foi recebido pelo governador Luiz Henrique na Casa d´Agronômica, garantindo apoio para a troca de experiências entre os dois Estados na área de gestão pública.
Luiz Henrique demonstrou disposição de participar de um seminário no Estado administrado pelo governador Marcelo Miranda para tratar do tema da gestão pública descentralizada."Além da eficiência e racionalidade do projeto empreendido em Santa Catarina, este modelo nos chamou a atenção pela garantia de participação do cidadão nas decisões para a destinação dos recursos públicos, que costumam ser escassos", observou Paulo Sidnei.
Ele destacou o aspecto democrático da gestão descentralizada, ressaltando o papel desempenhado pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional e o trabalho realizado pelos comitês temáticos.
O vice-governador observou a importância do debate em torno de um novo projeto de desenvolvimento para o Tocantins e destacou a modernização da gestão pública como um fator vital.
As autoridades do Tocantins passaram a última segunda-feira (16) em Joinville, onde participaram de atividades durante a manhã e à tarde na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional.
No Norte do Estado eles mantiveram encontro técnico com auxiliares do Governo Estadual encarregados do projeto. Pela manhã, eles passaram por apresentações teóricas do modelo de gestão, com aspectos da legislação, a cargo do presidente da Fatma, Murilo Flores; o contexto da gestão descentralizada no mundo, no Brasil e em Santa Catarina, apresentado pelo diretor-geral da Secretaria do Planejamento, Túlio Tavares.
À tarde, acompanharam a explanação dos técnicos da SDR e do secretário regional de Joinville, Manoel Mendonça, sobre o funcionamento do sistema na prática.
Além do vice-governador Paulo Sidnei, a missão do Tocantins foi formada pelo subsecretário de Representação em Brasília, Antonio Guerra; o deputado federal Laurez Moreira, o deputado estadual José Viana, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios e prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino.