domingo, 5 de julho de 2009

Luiz Henrique inaugura incubadora tecnológica em Ibirama


Texto: Secretaria de Estado de Comunicação

Foto: Neiva Daltrozo / SECOM

O governador Luiz Henrique fez neste sábado (4) o ato inaugural da Incubadora Regional de Empresas da ADERI - Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama.

Localizada na Rua XV de Novembro, 234, no Centro de Ibirama, a incubadora de empresas foi concretizada com recursos da Fapesc, no valor de R$ 249,5 mil, e foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR Ibirama.

A unidade tem como objetivo estimular a criação, implantação e consolidação de empresas inovadoras de base tecnológica e conta com 11 módulos, auditório, sala de reuniões, além da infraestrutura tecnológica, compartilhamento de serviços e aprimoramento profissional com treinamentos e capacitações.

A incubadora será mantida pela Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama (Aderi), com a missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação. Este é um dos 168 projetos levantados como prioritários para a região da SDR Ibirama pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Projeto Meu Lugar (PNUD).

A SDR Ibirama é pioneira na instalação da incubadora, atendendo diretriz do Governo do Estado, que as considera fundamentais para incentivar o desenvolvimento regional.

A Agência de Desenvolvimento é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama com a Prefeitura Municipal, Associação Empresarial de Ibirama (Aciibi), Campus de Ibirama da Udesc e Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Ibirama - Sinduscom.

A Aderi integra um total 168 projetos levantados como prioritários para a região da SDR Ibirama pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Projeto Meu Lugar) e a SDR Ibirama é pioneira neste setor, atendendo diretriz do Governo do Estado, que as considera fundamentais para incentivar o desenvolvimento regional.

Dentre os participantes da solenidade estavam o secretário regional Aldo Schneider; o prefeito de Ibirama, Duílio Gehrke; o deputado federal João Matos e os deputados estaduais Rogério Mendonça e Jailson Lima; o diretor do BRDE Casildo Maldaner e o diretor superintendente do Sebrae/SC, Guilherme Zigelli.