quinta-feira, 3 de março de 2011

Badesc apresenta ações e projetos ao governador Colombo

Representantes da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) se reuniram com o governador Raimundo Colombo, ontem quarta-feira (2), para destacar ações e projetos. Este encontro faz parte do cronograma de trabalho, agendado pela Secretaria de Planejamento, com o objetivo de obter um diagnóstico completo das atuações de cada órgão.
"A tendência natural é que cada órgão se isole. Queremos integrá-los para que a população seja muito mais beneficiada, afinal governamos para o povo e ele precisa estar satisfeito com os resultados", afirmou o governador Colombo.

O Badesc é uma sociedade de economia mista e tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de Santa Catarina, mediante a prática da aplicação de recursos financeiros no âmbito de sua competência, definida pela Legislação Federal pertinente. Um dos projetos apresentados é o Microcrédito, que tem como objetivo oportunizar o acesso de empreendedores excluídos do sistema financeiro tradicional ao crédito, de forma sustentável e permanente.

O projeto tem um total de operações contratadas de 314 mil, totalizando um valor de R$ 843 milhões e atende os 293 municípios do Estado.

Segundo o diretor presidente da Instituição, Nelson Santiago, o único problema em relação ao microcrédito é a burocratização do processo, que leva cerca de 60 dias para a aprovação e liberação do crédito. "Precisamos encontrar uma maneira de facilitar o financiamento para o empresário catarinense, pois temos recursos para liberação, mas não conseguimos muitas vezes por falta de documentação", exemplifica. "Vamos fazer uma política de estimulo para agilizar esse processo", completou o governador.

No encontro, foram apresentados, ainda, alguns projetos idealizados pelo Badesc, como o microcrédito com juro zero, fundo de aval para microcrédito, turismo rural, fomentar a construção de creches e escolas municipais. "Todos esses projetos são validos para o Estado. Como a intenção desses encontros é analisar cada órgão de Governo, vamos, após todo o processo de conhecimento, adaptar para um aproveitamento maior do povo catarinense", conclui Raimundo Colombo.

Matéria Secretaria de Estado de Comunicação
Foto: James Tavares / SECOM