terça-feira, 5 de junho de 2012

Anvisa proíbe protetor solar mais fraco

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta segunda-feira (4) novas regras para produtos de proteção solar. Entre as mudanças, está o aumento de 2 para 6 o fator de proteção solar (FPS) e a exigência de maior proteção contra os raios UVA.Os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor foram elevados.

Pela norma, alegações, como resistência à água, terão que ser comprovadas por metodologias específicas definidas no novo regulamento. Os fabricantes poderão indicar em seus rótulos as expressões "Resistente à água", " Muito Resistente à água", "Resistente à Água/suor" ou "Resistente à Água/transpiração", desde que comprovem essa característica.

Além disso, fica proibido nos rótulos qualquer alegação de 100% de proteção contra as radiações solares ou a indicação de que o produto não precisa ser reaplicado.O prazo de adequações dos fabricantes à norma é de dois anos. A nova regra segue os novos parâmetros para protetores solares adotados em todo o Mercosul.

Fonte:A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Imagem Ilustrativa