![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgvtQyZMMuhyK4hpacCxLwlTH-twXY-eG4hxLVR9EJGqLr5EhUGcP4OImAucChHBGYEzpk3gxi6E7eArrST1vI_q7zqIe73gCTzXHnL8Bqw4CoOHPgelYsEAZJfrBqkFMARWzQq8K3P-bm/s200/pele_mkt_280_div.jpg)
Imagem Ilustrativa
"Édson, a sua marca é líder do segmento futebol, e só pode se associar a outras marcas líderes". Foi com essa frase que João Henrique Areias*, hoje diretor-presidente da SportLink Marketing Esportivo e coordenador de um grupo de discussão com 2.500 pessoas, deu início, em 1991, ao trabalho de criação da "Pelé Sports e Marketing" que hoje rende mais de R$ 30 milhões em contatos publicitários ao Rei do Futebol. "Ele é o Atleta do Século.
A partir desta primeira conversa, passamos a ligar a imagem dele apenas a marcas de vanguarda, de topo", recorda.
Mas qual o motivo para que um ex-jogador de 70 anos, que não entra em campo oficialmente há mais de três décadas, consiga arrecadar mais do que astros como Lionel Messi e Kaká?
Segundo Areias, somente uma formação sólida e uns comportamentos dignos podem manter uma pessoa e uma marca em evidência e intacta por tanto tempo.
Mas qual o motivo para que um ex-jogador de 70 anos, que não entra em campo oficialmente há mais de três décadas, consiga arrecadar mais do que astros como Lionel Messi e Kaká?
Segundo Areias, somente uma formação sólida e uns comportamentos dignos podem manter uma pessoa e uma marca em evidência e intacta por tanto tempo.
"Só posso atribuir todos esses ganhos ao interesse das marcas líderes nele.
O Pelé ultrapassou a fase do ídolo e virou um mito. Você só constrói isso com atitudes além do campo, o que é uma falha dos clubes brasileiros, que pouco se preocupam com a formação do cidadão. Basta ver o que aconteceu com o Flamengo, no caso Bruno, e com Adriano e Vagner Love.
O clube tem que mostrar aos jovens que lá chegam a disciplina, mostrar os amigos e amigas que vão surgir e como combater essas facilidades que aparecem", analisa.
Intocável no esporte Estudo recente mostra que as empresas vêem Pelé como único, líder, sociável, prestativo, visionário e gentil. Em contrapartida, sua imagem não é tida como inovadora, divertida, diferente, sensual, atraente, nem encantadora.
João Henrique Areias explica que os adjetivos em questão são todos positivos, e nem mesmo o fato de não ser "inovador" atrapalha no mundo publicitário, já que nenhuma marca precisa atender a todos os atributos.
E nós que somos amantes do futebol , e vimos ou não Pelé jogando, não desconhecemos sua historia de o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Este editor, do SN teve o prazer de ainda muito garoto, vê-lo em campo pelo Santos e depois ao vivo na Copa de 70 pela TV, e me serve como um troféu. Obrigado Pelé por tudo o que você fez pelo nosso futebol, e o homem correto fora dele. Feliz aniversario deseja o Sala de Noticias e vida longa a sua majestade o Rei.