sábado, 23 de outubro de 2010

Prefeitura realiza avaliação de estado nutricional da população neste domingo, durante o evento Rota de Lazer

Texto:Assessor de Comunicação: Joni César Foto Marcelo Martins

Neste domingo, dia 24, profissionais do setor de Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde promovem gratuitamente avaliação de diagnóstico do estado nutricional da população.
O serviço será realizado no evento Rota de Lazer, das 7h às 13h, no Parque Ramiro Ruediger, no bairro da Velha.

Além da prestação de serviços da Saúde, todas as secretarias municipais estarão participando com atividades e informações. Na oportunidade,a Prefeitura vai entregar mudas e sementes de hortaliças à comunidade.

A avaliação do estado nutricional da população faz parte das atividades desenvolvidas desde o dia 16 de outubro em Blumenau para incentivar a boa alimentação. Além das informações e orientações, a meta da Secretaria de Saúde é fazer com que o consumo de frutas, verduras e legumes façam parte do cardápio dos blumenauenses.
Nutrição - Segundo nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE), quase metade da população brasileira (49%) com 20 anos ou mais está com excesso de peso.

No sexo masculino, o sobrepeso saltou de 18%, no período de 1974 e 1975, para 50% no período de 2008 e 2009. No sexo feminino, esse índice foi de 28,7% para 48%. Para o IBGE, a obesidade em todas as idades é tão grave quanto a desnutrição.Com as crianças a coisa não é muito diferente.

Entre 5 e 9 anos, uma em cada três tem excesso de peso (33,5%) e 14,3% são obesas. O excesso de peso e a obesidade infantil foram encontrados a partir de 5 anos e em todos os grupos de renda nas regiões brasileiras.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que a incidência de câncer colo retal está aumentando na população. Neste ano, a expectativa é de que sejam registrados 28.110 novos casos de câncer de colo retal (colo e reto), sendo 13.310 homens e 14.800 mulheres.
Segundo Adriana Stollmaier, as frutas, verduras e legumes são ricas em vitaminas, minerais e principalmente boas fontes de fibras, que são importantes para o bom funcionamento do intestino e na prevenção de câncer de intestino (cólon) e reto.