sexta-feira, 25 de março de 2011

85 profissionais de cerâmica vermelha concluem curso no Alto Vale

Os 85 colaboradores das indústrias cerâmicas do Alto Vale do Itajaí participantes da capacitação em Cerâmica Vermelha receberam seus certificados de conclusão na segunda-feira, dia 21. O curso, ministrado pelo SENAI de Santa Catarina, integrou o projeto estruturante do setor, que conta com a participação também Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sindicato da Indústria de Olaria e Cerâmica para Construção dos Vales do Itajaí e Tijucas (Sindicer), entre outras entidades.

"Buscamos constantemente conhecimento, principalmente teórico para as empresas associadas. Nossos conhecimentos vêm de empresas familiares que precisam se atualizar e aperfeiçoar. Aplicamos o curso no SENAI e agora o resultado é visível", afirma o Presidente do Sindicer, Cláudio Kurth.

A capacitação formou integrantes de 19 empresas da região. "O curso foi dividido em 12 módulos e teve uma duração de sete meses. Agora continuamos as consultorias dentro das empresas, adaptando o conteúdo para cada realidade", completou a diretora do SENAI, Graziela da Silva Branco.

Para o superintendente do IEL de Santa Catarina, Natalino Uggioni, um fator crítico de sucesso é a força de um sindicato, como o Sindicer. "O IEl trabalha pra captar recursos e viabilizar estes projetos, buscando a melhoria na qualidade e a capacitação. Sempre precisamos de instituições parceiras para executar esses projetos com sucesso", afirmou Uggioni.

Com a aceitação de mais de 80% das empresas do Sindicer, uma nova turma já começou o curso na cidade de Timbó. "Estamos aplicando e queremos atingir ainda a região Sul do Estado", disse Uggioni.

O Projeto Estruturante da Cerâmica Vermelha e Artefatos de Cimento, no Alto Vale do Itajaí, conta com a participação também da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sebrae, Inmetro, Caixa, Ministério Público do Estado, CREA-SC, secretarias de desenvolvimento regional de Rio do Sul e Taió e Comitê Gestor do PBQP-H.

Também participam associações empresariais como a Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Brasileira de Cerâmica Certificada, de cerâmicas vermelha do Alto Vale do Itajaí (Acevale) e das indústrias de cimento e blocos de concreto (Assibloco).

Matéria da página denominada Atualidades Noticias SENAI