Os 85 colaboradores das indústrias cerâmicas do Alto Vale do Itajaí participantes da capacitação em Cerâmica Vermelha receberam seus certificados de conclusão na segunda-feira, dia 21. O curso, ministrado pelo SENAI de Santa Catarina, integrou o projeto estruturante do setor, que conta com a participação também Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sindicato da Indústria de Olaria e Cerâmica para Construção dos Vales do Itajaí e Tijucas (Sindicer), entre outras entidades.
"Buscamos constantemente conhecimento, principalmente teórico para as empresas associadas. Nossos conhecimentos vêm de empresas familiares que precisam se atualizar e aperfeiçoar. Aplicamos o curso no SENAI e agora o resultado é visível", afirma o Presidente do Sindicer, Cláudio Kurth.
A capacitação formou integrantes de 19 empresas da região. "O curso foi dividido em 12 módulos e teve uma duração de sete meses. Agora continuamos as consultorias dentro das empresas, adaptando o conteúdo para cada realidade", completou a diretora do SENAI, Graziela da Silva Branco.
Para o superintendente do IEL de Santa Catarina, Natalino Uggioni, um fator crítico de sucesso é a força de um sindicato, como o Sindicer. "O IEl trabalha pra captar recursos e viabilizar estes projetos, buscando a melhoria na qualidade e a capacitação. Sempre precisamos de instituições parceiras para executar esses projetos com sucesso", afirmou Uggioni.
Com a aceitação de mais de 80% das empresas do Sindicer, uma nova turma já começou o curso na cidade de Timbó. "Estamos aplicando e queremos atingir ainda a região Sul do Estado", disse Uggioni.
O Projeto Estruturante da Cerâmica Vermelha e Artefatos de Cimento, no Alto Vale do Itajaí, conta com a participação também da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sebrae, Inmetro, Caixa, Ministério Público do Estado, CREA-SC, secretarias de desenvolvimento regional de Rio do Sul e Taió e Comitê Gestor do PBQP-H.
Também participam associações empresariais como a Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Brasileira de Cerâmica Certificada, de cerâmicas vermelha do Alto Vale do Itajaí (Acevale) e das indústrias de cimento e blocos de concreto (Assibloco).
Matéria da página denominada Atualidades Noticias SENAI