O lançamento das ações de saúde foi ontem segunda em Belo Horizonte e prevê investimentos de R$ 9 bilhões até 2014. Dilma falou sobre a importância do projeto para a qualidade de vida das mulheres e das crianças, como a melhoria das condições para o parto."Um país só pode ser medido pela atenção que dá a suas mães e a suas crianças.
O Rede Cegonha é um programa que vai dar atendimento à mulher do início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê. Vamos agir bem cedo, porque o futuro de uma criança começa muito antes do seu nascimento", afirmou a presidente.
A Rede Cegonha será vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e começa a ser implantado em parceria com governos estaduais e municipais. Inicialmente, sete capitais serão atendidas pelo programa: Manaus, Recife, Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.
A presidente enfatizou ainda que um dos objetivos é estimular as mulheres a realizarem todos os exames necessários no momento em que a gestação é detectada: "Vamos começar o pré-natal ali, no primeiro contato com a gestante, para incentivá-la a fazer um pré-natal completo, como é o recomendado".
* Com informações da Agência Brasil
Imagem Ilustrativa