quarta-feira, 30 de março de 2011

Farmácia Solidária mostra resultados de campanha

Os resultados da campanha “Generosidade é o melhor remédio”, desenvolvida pela Farmácia Solidária, foram apresentados na câmara pela coordenadora Cristina Camargo Lopes e pela farmacêutica Paola Sofka. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Casa da Amizade, Associação de Mulheres Rotarianas e Secretaria da Saúde, com objetivo de dar o descarte adequado, alertar para os riscos da automedicação, além de aproveitar remédios que estão em condições de uso.

“A Farmácia Solidária atende uma grande quantidade de pessoas e é preciso sensibilizar a comunidade, de que o melhor remédio é fazer a doação tão logo o tratamento termine”. Cristina também informou que a campanha foi premiada durante congresso em Foz do Iguaçu.

A farmacêutica Paola Sofka reforçou os objetivos da campanha e lembrou que a Farmácia Solidária, além de alertar para o descarte adequado, também recebe medicamentos de consultórios, clinicas e laboratórios. “De toda a demanda, 80% são descartados por não se saber a procedência. Por isso, consultórios e laboratórios são os maiores colaboradores. Recebemos 500 quilos atualmente, não havendo distinção. Se a receita for válida e tiver o remédio, todos são atendidos, particular, convênio ou SUS”, afirmou.

O Secretário da Saúde, Marcelo Lanzarin, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Farmácia Solidária. “Mais de cinco toneladas de medicamentos já foram retirados de circulação e incinerados. São produtos que estão em casa e podem provocar algum acidente.

Hoje 80 pessoas são atendidas diariamente, com média de três itens prescritos por receita. São medicamentos que não fazem parte da relação municipal e fornecidos de forma gratuita”. Ele também destacou iniciativa do vereador Marco Antonio Wanrowsky, que resultou na criação da Farmácia Solidária, que vem apresentando resultados altamente significativos.

Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
Foto: Tarciso Souza