O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, afirmou quarta-feira em Brasília que "não existe nada no mundo 100% seguro" no que diz respeito à segurança na produção de energia atômica. A declaração foi dada durante uma audiência pública realizada no Senado.
O debate está sendo promovido por três comissões: Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e Serviços de Infra-Estrutura (CI).
A afirmação foi feita no momento em que o mundo está atento ao desastre nuclear na usina de Fukushima, no Japão. Othon citou o incidente para frisar que o importante é que se deve aprender o máximo possível com o ocorrido.
Ele ainda fez sua defesa da produção de energia nuclear no Brasil, explicando que todas as formas de produção de energia estão sujeitas ao questionamento ambiental.
"Nós precisamos de toda forma de energia. Cada uma tem sua importância e deve ter seu quinhão de participação", disse o presidente da Eletronuclear.
* Com informações da Agência Senado