quinta-feira, 24 de março de 2011

Samae busca conscientização sobre os materiais recicláveis

A Prefeitura de Timbó através do Samae recebe mensalmente em media 135 toneladas de material reciclável onde 40% não podem ser aproveitados para a reciclagem. O objetivo do Samae é conscientizar a população sobre os materiais adequados para serem enviados á coleta.

A reciclagem possui aspectos positivos como a melhora na qualidade de vida, redução da poluição, redução da extração de recursos naturais, redução do uso de energia, geração de empregos, e o destino inadequado do lixo provoca desequilíbrio ambiental.

Os materiais recicláveis são o papel: jornais, caixas de papelão, revistas; Vidros: garrafas, copos; Metal: latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio, marmitex. Plásticos: garrafas de plástico, pet, copos, canos, embalagens de material de limpeza, alimentos, sacos etc.

Panelas de ferro, alumínio, tubos de spray, materiais eletroeletrônicos, brinquedos de plástico também são recicláveis. “ O azeite usado pode ser colocado em garrafas pet e enviado a reciclagem, o material é vendido para produtores de biodiesel. Para pessoas quem tenham em grande quantidade, o Samae vai até o local buscar”, disse Ivo.

As embalagens de isopor para alimentos não são recicláveis, pois é considerado um material de alta contaminação. Materiais como papel de presente e plástico laminado não são recicláveis, assim como embalagem de creme dental e guarda – chuva. De acordo com o responsável pelo Aterro Sanitário Ivo Adam, as pessoas precisam ter cuidados com material sujo. “Em frascos de azeite, shampoo, é importante que as pessoas retirem o excesso.

Os vidros quebrados devem ser embalados, para evitar acidentes na hora da coleta e na separação no setor de triagem. Roupas, resíduos de malha, sapato, TNT, EVA, frasco de remédio, plástico com cola, lata contendo tinta, pneus em geral não são recicláveis.

As pilhas, baterias em geral e de celular, após a utilização devem ser levadas ao local onde foram adquiridas. O caminhão do Samae que recolhe o material reciclável passa uma vez por semana em cada bairro. Nos locais do interior o caminhão passa todas as quartas-feiras.

Dias de Coleta
Segunda-feira: Bairro Araponguinhas, Estado e Padre Martinho Stein.
Terça-feira: Pomeranos, Mulde, Tifa Nardeli e São Roque.
Quarta-feira: Vila germer, Quintino e Fritz Lorenz,
Quinta-feira: Imigrantes, Nações e Cedrinho Margem Esquerda
Sexta-feira: Centro, Capitais, Tiroleses e Dona Clara
Informações, sugestões, reclamações ou agendamento de visita podem ser feitos pelo fone 3399-1056.
Assessora: Karina Beatrice Frainer
Foto: Karina Beatrice Frainer – PMT