O trabalho árduo realizado pela Comissão Especial que estudou a implantação da guarda municipal em Blumenau foi enfatizado pelo vereador Deusdith de Souza (PP). O relatório final foi encaminhado ao Executivo.
Como relator do grupo, o parlamentar rebateu a manifestação feita pelo agente de trânsito, José Luiz Piñeiro, questionando o relatório. E solicitou a Piñeiro que traga os dados apresentados quando o projeto estiver pronto e for analisado pelo Legislativo. Ainda salientou que ao falar na PEC 534, o agente está se referindo a um Projeto de Emenda Constitucional e não a uma Lei. “Então ainda não tem validade”, observou.
Deusdith salientou que a Comissão enfrentou diversas dificuldades, mas sempre teve o objetivo de apresentar um estudo mais completo possível. “Por isso participou da Comissão um membro de cada partido”, apontou.
Ele afirmou existirem dúvidas, devido a pareceres da Procuradoria do Município, que alegam não haver possibilidade da reestruturação da guarda municipal como solicitam os agentes. Deusdith lembrou ainda que a decisão e execução do projeto caberá agora ao Prefeito Municipal.
Ele acredita que em decorrência da enchente as prioridades para a cidade mudaram. “Acredito que isso ficará para o próximo ano, pois já estamos em novembro”, disse. O parlamentar ressaltou ainda que desde 2002 o vereador Marco Antônio Wanrowsky, que foi presidente da Comissão Especial, se preocupa com esta questão.
Também assinalou que se houver algum vereador fazendo um trabalho paralelo ao da Comissão que dialogue com os membros e jogue claro. “É coerente para cidade que tenhamos a guarda municipal de trânsito e a guarda municipal armada”, destacou.
Matéria da reunião ordinária da Câmara de Vereadores de terça-feira dia 01 e enviada a Sala de Noticias pela Assessoria de imprensa da Câmara.
Foto:Gabriela Godoy