domingo, 6 de novembro de 2011

Estudo revela que nicotina pode abrir porta para consumo de cocaína

Um estudo publicado nesta quarta-feira na revista "Science Translational Medicine" revela que a nicotina, presente no cigarro, provoca mudanças no cérebro que podem abrir a porta para o consumo de cocaína.

O professor Amir Levine, da Universidade de Colúmbia, analisou a base biológica e descobriu em um estudo com ratos que a nicotina aumentou a resposta à cocaína. Estudos anteriores relacionaram o consumo de álcool e tabaco com o uso progressivo de outras drogas, como a maconha.

Efe Ruben Baler, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidosindicou que o tema geral tem a ver com a teoria de que as drogas são usadas em sequência, "primeiro as pessoas começam a usar uma droga que seja mais leve e pouco a pouco tendem a usar drogas mais pesadas, mais perigosas".

Segundo o pesquisador, não está claro por que há uma sequência.
Para Baler, "o que este estudo mostra de maneira bastante contundente em um modelo animal é que o uso crônico da nicotina durante sete dias de exposição muda basicamente parâmetros muito importantes no cérebro, o que faz com que o animal seja mais vulnerável e sensível aos efeitos da cocaína".

Do site SRZD
Imagem Ilustrativa