sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Marco Antônio alerta para a dengue

O Brasil já esteve livre da dengue na década de 1960, lembrou o vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), preocupado com o retorno da doença. Segundo o parlamentar, uma das maneiras de se evitar a proliferação é fazer uma mobilização social no processo educativo. “Não deixando água parada em pneus e vasos, por exemplo, eliminam-se os criadouros.
A população deve ser altamente vigilante”, ressaltou.

O tucano explicou que a dengue é uma doença urbana. “O aumento do congestionamento de pessoas, desmatamento constante e águas paradas fazem com que o mosquito, que tem um ciclo de vida de 30 dias, se perpetue rapidamente e transforme a larva em mosquito, podendo picar as pessoas e transmitir a doença”. Em seu discurso, o parlamentar também ressaltou a importância da prevenção dos cânceres de mama e de próstata. “É a forma mais adequada e barata de se fazer saúde.

A Rede Feminina e a secretaria de saúde fazem um trabalho essencial neste sentido”. Destacou também a doação de órgãos. “É um ato de amor. Um minuto que a gente tira que pode valer uma vida. Os bancos sempre chamam a atenção para o final do ano e épocas de festa. Os estoques geralmente caem”.

Por fim, falou sobre a visita do governador Raimundo Colombo, que anunciou um repasse de R$900 mil ao Hospital Universitário Regional. “Vai ajudar a acelerar a implantação da primeira fase, que trata de pequenas cirurgias. Como professor da FURB, fiquei muito feliz. Somos a única região pólo do estado que não tem um hospital deste porte. Trata-se de uma dívida histórica com Blumenau”.




Matéria da reunião ordinária da Câmara de Vereadores de quinta-feira dia 03 e enviada a Sala de Noticias pela Assessoria de imprensa da Câmara.
Foto:Gabriela Godoy