A pesquisa traz valores de 26 itens comercializados em seis papelarias e livrarias de Blumenau. O item que mais apresentou variação de preço foi o apontador, com diferença de 1.233,33% entre o menor e o maior valor. Outro produto com grande mudança de preço foi a régua de 30 cm. A diferença entre os estabelecimentos chegou a atingir 900%.
Vale lembrar que a comparação não leva em conta a marca dos materiais. Embora a planilha sirva de base para comparação, o Procon orienta que os pais e responsáveis façam sua própria pesquisa, consultando livrarias e papelarias para comparar qualidade e marca.
Também dá a dica para evitar que levem as crianças junto às compres. “Muitas vezes épreferível não ir com os filhos, pois eles acabam escolhendo os produtos que podem ser os mais caros”, explica o diretor Geral do Procon, Alexandre Caminha.
Outra dica do Procon é realizar a compra do maior número de itens à vista, o que pode gerar economia significativa, e não limitar a compra a uma única papelaria ou livraria.
Assessora de Comunicação: Gabriela Piske
Foto Rogério Pires