Nesta terça-feira, dia 14, será realizada a formatura de 14 adolescentes que participaram do Programa Pro Jovem (Programa de Inclusão de Jovens) desde agosto de 2010, promovido pela Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Semascri), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Velha Grande.
A solenidade ocorre às 19h, no auditório da Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra (rua Franz Mueller, nº 2.113, Velha Grande).
O Pró-Jovem é um espaço para os adolescentes, em seus coletivos, despertarem interesses inerentes ao seu desenvolvimento social e humano. Um espaço para refletir sobre temas envoltos a juventude, criar mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
As atividades são realizadas através de encontros e oficinas desenvolvidas em horários compatíveis com a frequência escolar. O programa oferece ações na área social, oficinas de trabalhos manuais, desenhos, teatro e música, além de palestras com temas como cidadania, meio ambiente, responsabilidade social, drogas e sexualidade. Os jovens são organizados em grupos de 15 a 30 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um Educador Social. O Projeto tem duração de um ano.
O secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt, destaca a importância da participação dos jovens neste Programa. "O projeto estimula uma visão global mais humanizada da sociedade, nas mais diversas áreas. Além disso, promove a cidadania, bem como a importância do convívio familiar. Encontros e ações são realizadas exclusivamente com eles".
Fonte: Mário Hildebrandt, secretário de Assistência Social
Assessora de Comunicação: Gabriela Piske