segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prefeito de BC assina ordem de serviço para a passarela estaiada da Barra no dia 15

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, assina na próxima quarta-feira (15), às 19h, a Ordem de Serviço para o início das obras da Passarela Estaiada da Barra.

O local já sofre intervenção da Prefeitura, através da Secretaria de Obras, que trabalha na preparação do canteiro para o começo da construção do mais novo cartão-postal de Balneário Camboriú e na transferência das estruturas de atracação da balsa que, por enquanto, faz a travessia pelo Rio Camboriú, cuja mudança pasou a valer a partir de sexta-feira (10)

“É complicado definir este momento em poucas palavras. É uma honra muito grande assinar esta Ordem de Serviço, mais um sonho de 47 anos que vai se tornar realidade, aliando a funcionalidade, pois permitirá a travessia da Barra Sul até a Barra de maneira segura e gratuita, e o componente turístico.

Muito mais do que uma ponte, uma travessia, a passarela estaiada será um novo cartão-postal e fará parte de um complexo turístico naquela região da cidade, onde também construiremos os mercados público e do peixe”, detalha o prefeito.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur), Niênio Gontijo, explica que o trabalho de preparação que a municipalidade está fazendo se encerra no dia 14. “A partir do dia 16 de fevereiro, a empresa vencedora da licitação terá prazo de dez meses para entregar a passarela”, explica Gontijo.

A passarela Mais que mobiliário urbano com arquitetura moderna, a nova travessia permitirá o acesso gratuito, 24 horas por dia, à população que faz uso da balsa para chegar à Barra Sul.

Atualmente, o serviço pela balsa funciona das 6h à 1h. O projeto prevê estrutura de concreto, aço e vidro, a uma altura de 25 metros acima do nível do rio, duas torres de acesso nas extremidades, com dois elevadores cada e espaço para instalação de dois restaurantes, um em cada ponta da passarela.

São, no total, 196 metros de comprimento e um vão central livre de 116 metros. O espaço interno fechado com vidro terá dez metros de largura e funcionará como centro de vivência. Quatro elevadores facilitarão o acesso com apelo forte para a acessibilidade. Dois restaurantes (um em cada extremidade) completam o projeto.



Matéria enviada a SN pela Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Fabian Lemos - Diretor da Divisão de Comunicação


Foto: Divulgação PMBC