segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SENAI e SESI de SC estão entre as melhores empresas para trabalhar

Duas entidades do Sistema FIESC constam na lista das 100 melhores empresas brasileiras para trabalhar, segundo pesquisa do instituto norte-americano Great Place to Work, publicada pela revista Época.

O SESI e o SENAI de Santa Catarina foram homenageados semana passada em São Paulo. A pesquisa, que envolveu 1.013 empresas de todo o país e ouviu mais de 1,8 milhão de trabalhadores, avalia o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e analisa as melhores práticas de gestão de pessoas.

Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, que participou da solenidade, a premiação das duas entidades tem uma importância ainda maior por se tratar de organizações que atuam diretamente com trabalhadores da indústria. "O SENAI oferece educação profissional, tecnologia e inovação e o SESI atua com programas de saúde, segurança no trabalho, esportes e lazer; ambos com o propósito de desenvolver melhores condições de vida para o trabalhador e sua família e, consequentemente, de competitividade para a indústria", salienta.

O diretor de desenvolvimento organizacional do SENAI/SC, Marco Antônio Dociatti, observa que a mesma política de gestão de pessoas é adotada em todas as entidades do Sistema FIESC, o que explica porque SENAI e SESI alcançaram a premiação. "Além disso, FIESC, CIESC e IEL têm alcançado os mesmos resultados em suas avaliações de satisfação dos colaboradores", diz. Dociatti ressalta que SESI e SENAI são prestadores de serviços e, por isso, a satisfação dos colaboradores é mais facilmente transferida para os clientes.

OrgulhoConstar entre as 100 melhores empresas brasileiras para trabalhar não é novidade para as instituições do Sistema FIESC. O SENAI esteve na lista nas oito edições em que se candidatou e o SESI, candidato mais recente, chega ao rol pelo segundo ano consecutivo. Nas pesquisas e análises de clima organizacional, os colaboradores do Sistema FIESC apontam outros fatores que contribuem para a construção de um ambiente de trabalho agradável e geram credibilidade, respeito, imparcialidade, camaradagem e, com destaque, orgulho."Os colaboradores compreendem o quanto são essenciais para melhorar a qualidade de vida de trabalhadores, promovendo o aumento da competitividade da indústria de forma sustentável e inovadora", afirma Hermes Tomedi, superintendente do SESI/SC.

O executivo salienta que no Estado o SESI oferece 115 mil refeições diárias, 490 mil atendimentos mensais nas farmácias e 556 mil atendimentos em saúde e segurança no trabalho por mês.O diretor de educação e tecnologia do SENAI/SC, Antônio José Carradore, que também acompanhou a cerimonia de premiação em São Paulo, afirma que "historicamente, os colaboradores da entidade demostram o orgulho de trabalhar em prol da sociedade, com ações que promovem a cidadania, por meio da educação, e do desenvolvimento industrial".

O SENAI já superou 1,8 milhão de matrículas em quase seis décadas de existência. Por anos, são mais de 100 mil matrículas e cerca de 200 mil horas de consultorias e de ensaios laboratoriais.A credibilidade e o respeito surgem de um modelo de gestão participativo, portas abertas da direção em todos os níveis, transparência (com a utilização de Programas como o de Comunicação Estratégica), infraestrutura física e tecnológica consistente e oportunidades de aperfeiçoamento contínuo.

Além disso, a organização realiza ações de endomarketing, como a Gincana do Conhecimento e o Mérito Profissional, um programa que reconhece as pessoas pelo tempo dedicado à casa. A imparcialidade se concretiza em iniciativas como o Código de Ética, documento que rege a conduta de colaboradores em suas relações com colegas e fornecedores.Além disso, a forma de atuação das entidades que compõem o Sistema FIESC exige a capacidade de trabalho em equipe, de onde surge a camaradagem.

"As atividades dependem do engajamento dos colegas e sintonia entre as áreas para que possamos atender o trabalhador com excelência", afirma Hermes Tomedi.PesquisaA premiação contemplou as 30 melhores com até 999 funcionários e as 100 maiores multinacionais e empresas nacionais com mais de 1000 trabalhadores.

A pesquisa é realizada em 46 países pelo Great Place To Work Institute e, no Brasil, chegou à 16ª edição. Ruy Shiozawa, CEO da organização no Brasil, observa que a média de satisfação das 30 melhores classificadas subiu de 79% na primeira edição para 91% em 2012. O executivo revelou ainda que este ano houve uma renovação de 25% entre as empresas, já que 32 que foram premiadas em 2011 foram superadas por outras em 2012.

Texto enviado à SN pelo Sitema FIESC Noticias Oline
Foto: Ivonei Fazzioni