Foto: coluna
Em nome da comissão organizadora dos eventos alusivos aos 125 anos do Legislativo blumenauense, a professora e historiadora Sueli Petry foi à tribuna comentar sobre a exposição “Memórias”, inaugurada hoje no Espaço Cultural Manoel da Luz Rampelotti. Ela, que é curadora da mostra, comentou que o aniversário não é apenas da Câmara de Vereadores, mas também das decisões que foram tomadas pelos parlamentares.
Segundo Sueli, desde 1893 a Câmara enfrentou muitos avanços, um deles foi a presença de mulheres no Legislativo, a partir da década de 70: “Há muito o que deixar registrado em 125 anos de história”, comentou. Em seguida, acrescentou que gostaria que a exposição contasse com maior quantidade de materiais.
Ela também comentou que a comissão permitiu que a população participasse, emprestando objetos ou fotos que fizeram parte da história da Câmara. Como exemplo, citou um funcionário aposentado do Legislativo que guardou por alguns anos a bandeira nacional que pertencia ao plenário e cedeu à organização para que ela fosse exposta.
Em entrevista a coluna a historiadora Sueli Petry afirma que esta urna (foto), foi utilizada para votação de projetos importantes para a cidade durante longa data, mais precisamente a partir dos anos 50 até a modernização do sistema de votação no atual plenário da Câmara nos dias de hoje que é todo informatizado .
A mostra ficará aberta de 08 a 30 de abril, no Espaço Cultural Manoel da Luz Rampelotti, das15h30 às 17h30. Confira.