segunda-feira, 14 de abril de 2008

Vigilância Sanitária vai normatizar a atividade de ambulantes que vendem alimentos na cidade

Com o objetivo de assegurar a integridade da população, em especial a saúde, a Vigilância Sanitária se reúne, nesta terça-feira, dia 15, às 9h, com os ambulantes que vendem alimentos na cidade para a normatizar a atividade.
O encontro será no auditório da própria vigilância, na rua Alwin Schrader, 92, no bairro Ribeirão Fresco, e vai servir para apresentar todas as normas que deverão ser obrigatoriamente seguidas pelos ambulantes para a venda dos alimentos. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, aproximadamente 80 ambulantes, entre os de cachorros-quente, churrus e pipoca, devem comparecer na reunião.

Marcelo Schaefer explica que o órgão vai somente acatar o que determina a legislação, com base no Código de Saúde do município e do estado, além do que preconiza as portarias do Governo Federal. “Nosso principal objetivo é a segurança alimentar da população. Por isso, esta normatização envolve uma intervenção direta de nossa parte, desde a fiscalização, acompanhamento e cursos de capacitação que serão desenvolvidos com todos os ambulantes.”

O encontro com os ambulantes também vai discutir pontos importantes como a obrigatoriedade de se manter uma estrutura física adequada para a realização da atividade, como a higiene, incluindo outras rotinas que impeçam qualquer tipo de risco ao consumidor, como lavar as mãos no momento da venda dos alimentos, por exemplo. Por isso, a normatização da atividade vai envolver ainda um adesivo que deverá estar fixado e exposto em local visível com os dizeres: Comércio Monitorado pela Vigilância Sanitária de Blumenau. “Este selo somente será concedido ao ambulante que estiver em situação regular”, reforça Marcelo Schaefer.

Como funcionará – Com a apresentação das normas na reunião desta terça-feira, dia 15, os ambulantes terão um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Ainda dentro deste prazo, a Vigilância estará acompanhando todo o processo junto aos comerciantes, fornecendo a eles todo o apoio necessário. A normatização da atividade envolve desde a regularização da localização de venda, dos equipamentos utilizados e indispensáveis à atividade, além de regras de segurança e higiene para os manipuladores e alimentos