sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Defesa Civil de Rio do Sul


Fonte e texto-Rodrigo Fachini
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio do Sul

Com a previsão de mais chuva para os próximos dias na região do Alto Vale do Itajaí, a Defesa Civil de Rio do Sul continua trabalhando em caráter de alerta e plantão neste final de semana.

Na madrugada desta sexta-feira (24), a forte chuva voltou a causar estragos em alguns bairros de Rio do Sul. No Budag, parte de uma residência ficou danificada pelo deslizamento de terra que atingiu cômodos da casa. A família foi removida e está na casa de parentes.

No bairro Fundo Canoas, uma residência da rua Papa João 23 também ficou parcialmente destruída devido a deslizamento de uma encosta. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Segundo informações do diretor da Defesa Civil, Alécio Leontino Pereira a última medição do nível do rio Itajaí-Açu, realizada às 10 horas de hoje, acusou 6,15 metros.

As barragens, das cidades de Taió e Ituporanga estão com as comportas abertas, o que, segundo Pereira, dá mais conforto e segurança para a população da região, caso a previsão de chuva for confirmada.

De acordo com o Gerente de Obras Hidráulicas e Barragens, Guilherme Bressiani, do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), que esteve nesta quinta-feira (23) em Rio do Sul, as barragens do Alto Vale não preocupam, tanto pelas recentes obras de melhorias que foram realizadas, como pelo nível da montante, que está sendo controlado normalmente. “Estive vistoriando as barragens de Taió e Ituporanga, e posso assegurar que se a situação persistir, o Alto Vale está livre de enchentes” garantiu.

Em pouco mais de 20 dias já choveu 240 milímetros em Rio do Sul, o que equivalente a média de 70 dias. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones (47) 5321-6469 ou 199.