A Comissão Municipal de Defesa Civil informa à comunidade que há uma série de boatos na cidade sobre riscos de deslizamentos, surtos de doenças, etc.
Os deslizamentos já foram identificados, sendo os mais graves nos fundos do Hospital Santa Inês e no final da Rua Síria, bairro das Nações. Ambos estão controlados e os serviços de contenção emergencial das encostas em fase de contratação.
Quanto à Interpraias, é fundamental que só transitem pelo local moradores da região das praias.
Ao longo dessa rodovia cênica foram verificados diversos pequenos deslizamentos, mas o risco continua tendo em vista o índice de umidade das encostas.Da rua Síria, todas as famílias que habitavam as casas que poderiam ser atigidas no caso de novos deslizamentos já deixaram o local.
Quanto ao suposto surto de doenças, segundo o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica há três casos suspeitos de leptospirose, dois em Balneário e um em Camboriú, mas nenhum deles é grave.
A Secretaria da Saúde está adquirindo hipoclorito para distribuir à comunidade como produto auxiliar na desinfecção e amanhã inicia a distribuição de cartilhas informativas sobre a leptospirose, doença transmitida pela urina do rato e que não possui vacina.
Os moradores que tiveram contato com a água da chuva devem estar atentos, nos próximos 15 dias, a sintomas como dor no corpo, dor na perna (panturrilha), febre, mal estar geral e icterícia (amarelão). Nesses casos, a orientação é procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo da residência, ou o Centro de Especialidades, na Rua 1500. "Vivemos um momento difícil, para todos - para quem foi e para quem não foi atingido pela enchente.
Sabemos das dificuldades das pessoas que retornaram às suas casas e estão buscando reconstruir seus lares. Por isso devemos respeitar essas famílias, toda essa comunidade e também o trabalho dos voluntários, dos profissionais contratados e dos servidores públicos. Peço, encarecidamente, que as pessoas evitem fazer comentários sem fundamento, para não criar um clima de pessimismo. Nossa cidade está bem, muito bem se comparada a vizinhos como Itajaí, Camboriú e Ilhota.
E a solidadriedade de nosso povo tem sido algo marcante", comenta o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Edson Kratz.
Mais informações com Edson Kratz, pelo 47 9977.2800Sobre leptospirose e hepatite, falar com a enfermeira Andréa Bittencourt pelo telefone 47 3261.6261 ou com o secretário da Saúde, Celso Golin, pelo 47 3261.6214