Fotos da reunião: Jéferson Baldo
O governador Luiz Henrique e o vice Leonel Pavan receberam o ministro especial dos Portos, Pedro Brito, que veio a Santa Catarina vistoriar os estragos provocados pelas fortes chuvas no porto de Itajaí. Pavan acompanhou a vistoria que foi realizada no início da tarde de terça-feira (2/12) e às 14 horas participou com Luiz Henrique da reunião em que o ministro determinou que até a próxima sexta-feira (5) sejam realizadas as tomadas de preços para iniciar as obras de reconstrução do porto.
O vice-governador ressaltou a importância do entrosamento entre governo municipal, estadual e federal . “Esta postura está permitindo que sejam tomadas decisões rápidas para normalizar as atividades do porto, o que demanda urgência já que 21% do PIB catarinense passa pelas atividades do porto”.
Na reunião com o ministro, Luiz Henrique relatou os efeitos da inatividade do porto na economia catarinense e afirmou que com agilidade o Governo Federal poderá ajudar Santa Catarina a recompor sua economia. “Temos certeza de contar com a rápida intervenção para que o porto seja recomposto e retome as atividades.
O porto de Itajaí é o pulmão de nossa economia”.O ministro Pedro Brito afirmou que considera o porto o elo mais importante da cadeia logística que faz crescer um país e determinou que sejam tomadas as providências para a reconstrução. “Pretendo retornar a Santa Catarina já na próxima semana para assinar a ordem de serviço para o início das obras”, garantiu.Os investimentos para a reconstrução serão em torno de R$ 350 milhões liberados por medida provisória pelo Governo Federal.
O superintendente do Porto de Itajaí, Arnaldo Schmidt, informou que uma comissão inter setorial foi formada para orientação, acompanhamento e fiscalização das obras.
O decreto de criação da comissão foi assinado no local pelo prefeito de Itajaí Volnei Morastoni. Estiveram presentes os deputados federais Celso Maldaner, Djalma Berger, Cláudio Vignatti e Décio Lima; o secretário de Infra-estrutura Romualdo França; o subsecretário de Portos, Fernando Victor Carvalho, subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Fabrízio Pierdomênico, o sssessor para Assuntos de Segurança Portuária, Coronel Jorge do Carmo Pimentel; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, Domênico Accetta e o diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fernando Fialho.