Texto: Hamilton Antonio
Durante o momento crucial porque passa a comunidade de Blumenau, aparece o cartel dos aproveitadores, os chamados desumanos e sem coração que se aproveitam destes desastres para tirar proveito em beneficio próprio, estou falando daqueles comerciantes que cobram preços absurdos, elevando de maneira indevida os preços de itens básicos, como artigos de higiene pessoal, gás, água potável e pão, com denuncia da elevação em determinados postos de até 1 real por litro de gasolina, já disse são denuncias, não tenho provas, porem tenho direto de achar que isto realmente está acontecendo, pois nas enchentes de 83 e 84 ficou comprovado a veracidade das cobranças de preços elevados, bom isto já esta sendo investigado pelo Procon, é bom ressaltar que existem comerciantes honestos que procuram abrir suas portas para que a comunidade possa comprar e por um preço justo.
O comerciante pode limitar a venda de produtos a certa quantidade por cliente. A medida permite que mais pessoas tenham acesso aos produtos e evita a formação de estoque, que poderia prejudicar os consumidores de menor poder de compra.
O colunista é de opinião que comerciantes que elevam o preço dos produtos, tirando proveito do momento de um estado de necessidade, e tão bandido quanto aqueles que saqueiam casas abandonas e outros estabelecimentos, todos estão na mesma vala comum.
O Procon pede que o consumidor que constatar eventuais abusos deve avisar o órgão pelo e-mail procon@ssp.sc.gov.br , o Procon informa que reajuste sem justificativa é crime.