
Fonte: Secretaria Executiva de Articulação Nacional
Foto: Sabryna Sartott / SECOM
Foto: Sabryna Sartott / SECOM
Em reunião ontem quinta-feira (29), o governador Luiz Henrique, acompanhado por comitiva, fechou uma parceria com o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, e equipe para aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Agricultura nas ações envolvendo a pesquisa científica no Estado e na reestruturação da Epagri. “Queremos ser os principais parceiros da Embrapa, não apenas pelo Estado, mas também para o benefício de todo o País”, afirmou o governador.
A ideia é criar um grupo de trabalho entre a Embrapa e a Epagri com o objetivo de desenvolver estudos para a implantação de dois parques e buscar recursos nos ministérios. Um Parque Tecnológico, voltado para a pesquisa sobre as novas tecnologias, e o Sapiens Parque, espaço exclusivo para pesquisas avançadas em produtos agrícolas. “A expectativa é de que a Embrapa lidere os projetos com a parceria da Epagri”, disse o governador, que prometeu articular e coordenar grupos do Estado para uma reunião em Brasília com a instituição federal.
O presidente da Embrapa colocou a equipe à disposição para o projeto de parceria e informou que, seguindo a mesma proporção do ano de 2008, Santa Catarina deverá receber pelo menos R$ 12 milhões pelo PAC da Agricultura.
Segundo ele, dentre as metas para investimentos estão a adequação das instalações de pesquisa, estruturação com máquinas agrícolas, veículos e equipamentos. Também deverão ser criados bancos de material genético.
Acompanharam o governador o secretário de Articulação Nacional, Geraldo Althoff; o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni; os presidentes da SC Parcerias, Ivo Carminati; e da Epagri, Murilo Flores; e o deputado federal Acélio Casagrande.