
Foto: Divulgação
O peemedebista José Sarney foi eleito nesta segunda-feira (2) presidente do Senado Federal. A vitória foi conquistada com 49 votos, contra 32 do adversário Tião Viana (PT-ACNo discurso feito após a proclamação do resultado da eleição, Sarney falou sobre sua dedicação à política: "Assumo a Presidência do Senado pela terceira vez com o senso da maior responsabilidade e o desafio que constitui essa eleição para a minha vida.
Certamente, nenhum dos presentes tem dúvida de que o meu bem-estar pessoal estaria fora das atribuições que vou enfrentar.
Mas a paixão da vida pública é maior que a paixão da própria vida.”Sarney no Senado, assim como michel temer na Câmara, terão como trunfo influir na sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, pelo poder de dar andamento aos projetos governamentais e pela ascendência nas decisões de seu próprio partido.
Com a dupla vitória, o PMDB, bem-sucedido nas eleições de governos estaduais e municipais, se cacifa ainda mais para ser cortejado por PT e PSDB nas candidaturas à Presidência da República.