Foto: Arquivo
A instalação do SVO - Serviço de Verificação de Óbito – em Blumenau, voltou a ser solicitada pelo vereador MARCO ANTONIO WANROWSKY (PSDB). Ele disse que o assunto provocou muita discussão no passado e que é de extrema importância para a comunidade.
O Serviço de Verificação de Óbitos é o responsável pela realização de necropsias em pessoas que morrem sem assistência médica, ou quando não houve tempo hábil para diagnosticar a causa, ajudando na elaboração do atestado de óbito. “Se a morte ocorreu sem a assistência de um médico, fica difícil encaminhar o atestado, o que leva a peregrinação dos parentes.
É necessário um diagnóstico do que aconteceu”, disse o tucano. Marco Antônio salientou que há disposição das pessoas envolvidas com o setor no município para se buscar uma solução, e da própria Universidade em participar do projeto para dotar a cidade do SVO. “É inadmissível que pela magnitude da região, ainda não exista o serviço. É preciso agilizar o processo.
Quantas vezes recebemos pessoas desesperadas atrás de um atestado de óbito”, enfatizou o parlamentar.
Em outro momento, Marco Antônio manifestou esperança de que o ambulatório da FURB possa funcionar como pronto atendimento na região norte, ainda no primeiro semestre de 2009.
Ele pediu a mobilização dos companheiros de legislativo em torno das duas questões.