quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Presidente do Sihorbs concede entrevista a Rádio Blumenau

Matéria transcrita da entrevista, concedida a Armindo Vogue no Tribuna Popular, na manhã de terça-feira.

Este Colunista ouviu atentamente a entrevista que o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e região Emil Chartouni Neto, concedeu ao Tribuna Popular da Rádio Blumenau.

Sobre a abertura do comercio nos pontos facultativos e feriados deixou claro que é a favor, porem não gostaria de entrar no assunto, pois também não gostaria que entrassem no seu departamento.

Perguntado pelo apresentador como o presidente vê 2009 para os Hotéis e se será um ano bom para os hoteleiros?

Emil – “Nós tivemos um final de 2008 complicado em virtude da catástrofe toda, ocorreu uma redução significativa no mês de dezembro, o mês de janeiro foi um dos piores dos últimos dez anos da cidade, a mídia nacional afastou muito o turista da nossa região não somente Blumenau mas também no litoral, em fevereiro ocorreu uma pequena melhora comparado a outros anos, mas acredita que agora de março em diante com a vinda dos eventos para a cidade, mais os eventos já consagrados como é o caso da Homeart, da Fenabit, o evento novo que é a Feira Mulher, os tradicionais como a Texfair enfim, uma série de acontecimentos que serão realizados durante o ano, da confiança que a taxa de ocupação vai melhorar, temos a consciência que não atingiremos as taxas dos outros anos, principalmente 2007/2008 acontecendo uma melhora em relação ao inicio do ano, com certeza logo após tragédia , a taxa de ocupação de 2007 foi de 58% e 2009 chegou a 60% de ocupação, em 2004 tinha uma taxa de 45% de ocupação ano, houve um crescimento de 2005 a 2008 um numero considerável em percentual , o presidente também acredita que 2009 será um ano muito bom devido aos eventos, o que preocupa a categoria é este medo que as pessoas tem da nossa região devido esta exposição negativa da mídia nacional”.

O apresentador sugeriu uma campanha nacional para dizer que estamos aqui esperando vocês para nos visitar, uma campanha do Governo do Estado, das prefeituras neste sentido.

Em resposta Emil disse que o sindicato de hotéis em parceria com a Secretaria de Turismo está trazendo do dia 4 a 8 de março mais de duzentos agentes de turismo, de operadoras ,virão também pessoas da imprensa especializa na área para fazer um Fantur na cidade, mostrando todos os equipamentos, mostrando a cidade e toda a sua estrutura de eventos, de lazer, fazendo visitas técnicas aos hotéis, nos restaurantes. Vai acontecer uma mini-Oktoberfest, elas virão para nós demonstramos que Blumenau está recuperada, que a cidade está pronta para receber o seu turista.

Emil lembrou que a taxa ideal de ocupação de hotel para qualquer cidade é de 75% anual, e a grande noticia dada pelo presidente é de que a Rede Ancor já está estudando a construção em Blumenau de um hotel 4 estrelas, grupos estão procurando o sindicato e a tendência é melhorar.

Também afirmou que Blumenau é sim uma cidade turística e dividida em vários segmentos, turismo de lazer que é o caso do litoral como Balneário Camboriú, o turismo rural de Lages, daquela região, e o turismo de eventos e negócios. “Blumenau já ultrapassou o turismo de lazer, hoje estamos voltados ao turismo de eventos e negócios, os hotéis estão se especializando nisto, a estrutura da cidade está sendo voltada para isto e quando começa a se conversar para a realização de um grande evento a primeira coisa que perguntam é sobre a rede de hotéis, este é um fator decisivo para fechar o negocio, e os freqüentadores da Texfair preferem se hospedar em Blumenau pela personalização do atendimento e pela culinária local”.

A matéria está arquivada e autorizada a sua publicação pelo presidente do Sihorbs Emil Chartouni Neto, a quem a coluna agradece.