sábado, 7 de março de 2009

Celesc entrega geladeiras eficientes para Blumenau

Texto : Assessoria de Imprensa Celesc

A Celesc assinou, nesta sexta-feira,6/3/2009 em Blumenau, na Prefeitura, o termo de convênio para entrega de 450 refrigeradores eficientes a moradores de baixo poder aquisitivo, que foram afetados pelas fortes chuvas de novembro último.

Os recursos do convênio, orçado em R$405 mil, são provenientes do Programa Celesc de Eficiência Energética – ProCeleficiência.

Os refrigeradores destinados ao convênio são equipamentos com Selo Procel de economia de energia e apresentam o menor consumo entre os aparelhos disponíveis no mercado.
Em virtude da tecnologia empregada, poderá ser reduzido pela metade o consumo de energia elétrica desse eletrodoméstico.

O Programa – O ProCeleficiência implementa ações que promovem redução da demanda de potência no horário de ponta (18h30 a 21h30) e do consumo de energia elétrica, através da substituição de equipamentos antigos (que consomem muita energia) por equipamentos com tecnologia mais eficientes), além das iniciativas de orientação sobre o uso correto, racional e seguro da energia elétrica.

Em 2008, a Celesc D investiu R$ 9,276 milhões no proCeleficiência, distribuídos em 34 projetos. Os projetos contemplam a Instalação de motores de alto rendimento em indústrias e hospitais públicos, Instalação de Sistema de Aquecimento Solar para Água em entidades beneficentes e poderes públicos estaduais, Substituição de sistemas de iluminação e de refrigeração em hospitais públicos e poderes públicos estaduais, além das Ações educacionais sobre o uso racional e seguro da energia elétrica em escolas públicas e comunidades de baixo poder aquisitivo.

Os benefícios decorrentes do Programa Celesc de Eficiência Energética abrangem consumidores e sociedade em geral: novos hábitos de consumo de energia são difundidos, aumenta-se a competitividade industrial reduzindo custos, postergando investimentos e a construção de novas fontes para a geração de energia elétrica, além de diminuir a degradação do meio ambiente e a possibilidade de racionamento de energia.