segunda-feira, 27 de abril de 2009

Câmara celebra 30 anos do Lar Betânia‏

Texto: Ana Paula Lauth e Luciana da CunhaA ssessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau
Foto: Assessoria da Cãmara

As três décadas de trabalhos desenvolvidos pelo Lar Betânia foram celebrados na Câmara de Vereadores na tarde de hoje, através de uma sessão solene de homenagens. Durante a cerimônia, foram entregues duas moções de louvor: uma ao Lar Betânia e outra à diretora pedagógica da instituição, Ilse Ferreira da Silva.

O autor das duas honrarias é o vereador MARCO ANTÔNIO WANROWSKY (PSDB), subscrita pelo vereador Jovino Cardoso Neto (DEM). O evento contou com apresentações do coral do Lar.

Foi dedicado um minuto de silêncio à memória do fundador da entidade, Woldemar Kinas, falecido no último dia 10. Desde o dia 8 de abril de 1979 a entidade atua no município, dando assistência a crianças com até seis anos de idade. Atualmente, o Lar Betânia atende a cerca de 400 crianças.

“As ações e obras realizadas pelos homens falam mais do que muitas palavras. O Lar Betânia é a expressão do amor”, destacou o vereador MARCO ANTÔNIO WANROWSKY (PSDB) ao iniciar o discurso de homenagem a entidade.

Ele elogiou o trabalho do pastor Woldemar Kinas. “Todas as sementes que o pastor plantou se tornaram árvores, que continuarão dando frutos de amor, compaixão, solidariedade e fé em Deus”, afirmou.

O parlamentar ainda recordou que, por realizar a medicina voltada ao sistema público, conhece muito bem a história do Lar Betânia e ainda valorizou o trabalho das professoras que lá atuam. “Somente quem tem a percepção do ensino é capaz de dedicar 30 anos a educação”, observou.

Em nome da instituição, o presidente do Lar Betânia, Samuel Antônio Lemos, enalteceu o trabalho do pastor Woldemar Kinas, que tornou possível a fundação e a continuidade do trabalho da entidade.

Ele comentou que, inicialmente, a ideia do Lar era a de um ancionato, contudo, por causa da falta de recursos, transformaram em um lar para crianças. Para Lemos, cada pessoa é capaz de contribuir nos interesses coletivos: “Se cada um fizer a sua parte, dedicar o seu tempo e disponibilizar os seus recursos, poderemos avançar”.

Segundo Ilse Ferreira da Silva, palavras não traduziriam o que ela sente ao receber a honraria da Câmara Municipal. “Se o pastor Woldemar Kinas estivesse aqui sentiria orgulho desta homenagem”, ressaltou. Ilse fez também diversos agradecimentos, principalmente ao vereador Marco Antônio Wanrowsky.

Representando o Executivo, a diretora de Assistência Social, Karen Gouvêa, destacou o trabalho coletivo da entidade: “A história do Lar Betânia é uma mostra de como a parceria inspira as pessoas a se unirem e realizarem um trabalho de resgate social”.

Ela ainda defendeu que uma das preocupações do governo municipal é estimular as parcerias com entidades não governamentais.