
Foto : Arquivo coluna
Segurança pública foi o tema do vereador DEUSDITH DE SOUZA (PP), ao dizer que o assunto merece uma posição mais firme do Legislativo. Ele citou que a derrubada do veto ao projeto do vereador Napoleão Bernardes sobre segurança em caixas eletrônicos, pode significar o início dessa nova postura. “Pode-se atribuir a responsabilidade apenas ao governo do Estado, mas essa não é a vontade desta casa e por isso devemos ampliar a discussão e buscar alternativas. Não adianta fazermos audiência pública e deixar tudo no papel, pois este filme, já vimos algumas vezes”, garantiu.
Ao sustentar que os melhores exemplos saem da iniciativa privada, o parlamentar solicitou, por requerimento à Brasil Telecom, a relação de todos os pontos de telefones públicos, por considerar que muitos são usados por traficantes para a venda de drogas. “Se soubermos a localização poderemos monitorar a movimentação dos traficantes e chegar até eles”, disse.
Ao mesmo tempo, defendeu a revogação de lei do ex-vereador Nagel Marinho que também trata da segurança nos caixas eletrônicos, por considerar a proposta de Napoleão mais completa.
Ao mesmo tempo, Deusdith defendeu a ampliação do sistema de câmeras de segurança para todos os corredores de serviço com monitoramento da Policia Militar.
Para Souza, com estas medidas não será necessário aumentar o efetivo, apenas ampliar o policiamento ostensivo. Deusdith sugeriu ao mesmo tempo, mudança na legislação do Fundo de Segurança, para utilização de recursos do mesmo para a manutenção do sistema.