sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pronunciamentos da Reunião Ordinaria da Câmara dia 16

Materias enviadas a coluna pela Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Blumenau, como não é possivél postar todos os pronunciamentos usamos o sistema de rodozio.
Deusdith reforça convite do PP a Jovino

O movimento para levar o democrata Jovino Cardoso Neto a trocar de partido, foi reforçado com a declaração do vereador DEUSDITH DE SOUZA (PP) na tarde de quinta -feira na reunião ordinária da Câmara . “Fico feliz em saber que o presidente do PP estadual Joares Ponticelli, tem feito contato com o vereador Jovino para trazê-lo para as fileiras do nosso partido”, afirmou Souza.
Também teceu elogios ao parlamentar mais votado nas ultimas eleições, ao passar a conviver com o mesmo no legislativo. “É na convivência que percebemos quem serão colegas vereadores e os amigos vereadores.
Gostaria que todos fossem amigos, mas já podemos distinguir, salientou”. Em seguida o progressista, apresentou alguns números do seu partido na microrregional formada por 11 municípios e 367 mil eleitores. Deste contingente, segundo Deusdith, 65 mil votos são do Partido Progressista, que elegeu cinco prefeitos e dois vices. O parlamentar anunciou a disposição da legenda de eleger um deputado estadual e de colocar a vaga à disposição do democrata. “Deus queira que possamos dar continuidade neste entendimento e poder abraçá-lo no PP. Se não tem condições de concorrer pelo DEM, não faz mal, pois poderá fazê-lo pelo PP. O DEM tem muitos candidatos. Quando tínhamos 100 mil eleitores, Blumenau já tinha quatro deputados estaduais. Por isso podemos continuar com este número. Espero que o vereador reflita e decida pelo PP”, observou. Ele entregou inclusive exemplares do manual e do regimento do Partido Progressista para que Jovino Cardoso reflita durante o feriado prolongado.

Deusdith também ficou satisfeito com os elogios do ex-vereador Ivo Hadlich, em sua coluna no Jornal A Voz da Razão, e reproduziu o texto em que é citado, sob o título “Ao mestre com carinho”.

Em outro momento, cumprimentou o empresário Sérgio Tomio da Blusoft, pelo sucesso do Programa Entra 21. Deusdith citou as dificuldades que a empresa enfrentou para se manter ao longo dos anos. “Todos os anos cerca de 300 jovens são preparados para o mercado de trabalho, o que faz com que possamos dar suporte para nossas empresas de informática, que tem exportado nossa mão de obra”, salientou.


Jovino agradece convite do PP, mas diz que não sai

“Se alguns estão esperando que eu saia do partido, vão esperar muito, porque vou lutar e conquistar meu espaço”. A afirmação partiu do vereador JOVINO CARDOSO NETO (DEM), ao agradecer convite explícito do colega de legislativo Deusdith de Souza para ingressar no Partido Progressista.
Jovino revelou admiração pelo ex-governador Esperidião Amin, pelo deputado João Pizzolatti e vereadores da legenda, percebe que há preocupação pelos votos obtidos no ultimo pleito eleitoral. O vereador fez um breve relato da sua carreira política, iniciada no ano 2000, quando concorreu pela primeira vez e obteve 458 votos. “Foi o primeiro passo e em 2004 conseguimos 2.127 votos, sendo o 13º vereador do legislativo e agora, com 6.494 votos o mais votado”, disse.
O parlamentar considerou um avanço significativo, não apenas dele, mas de uma equipe e todos que abraçaram a campanha. O democrata voltou a mostrar surpresa com tanta preocupação em torno de uma candidatura a deputado e fez uma advertência: “Qualquer homem tentará impedir, mas jamais deixarei de dar os passos com minhas próprias pernas. E se for para ser candidato, isso acontecerá, porque vergonha não é disputar e perder. Vergonha é não ter coragem de disputar.
E coragem e vontade de trabalhar pela cidade e pelo Estado eu tenho”. O vereador também garantiu que vai colocar o nome à disposição, independente de sigla porque tem um sonho e este sonho só Deus pode impedir. “Existem alguns obstáculos, mas vamos transpondo, para conseguir nossos objetivos”.

A audiência pública que Câmara vai realizar para tratar de segurança pública, foi citada por Jovino Cardoso afirmando que o encontro vai mobilizar os conselhos de segurança e contará com a presença do Secretário de Segurança Pública do Estado. “É muito importante que ele venha prestar esclarecimentos”, disse.

A sessão itinerante realizada no Cedup também foi registrada pelo vereador, ao mesmo tempo em que pediu a designação de um agente de trânsito para atuar na entrada saída daquele educandário.

Tribess: projeto vai apoiar artistas plásticos

Uma sugestão da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos, para se criar em Blumenau uma lei de inclusão de obras de arte em edificações, recebeu o apoio do vereador BETO TRIBESS (PMDB). O modelo já é aplicado com sucesso em Balneário Camboriú, Florianópolis, Juiz de Fora, Cuiabá, Distrito Federal e Natal.

Além de fortalecer a cultura em nosso município através da valorização e incentivo da produção artística local, a iniciativa permitirá ao artista plástico profissional a participação em projetos junto a empresas publicas e privadas, conforme o parlamentar. Beto Tribess ressaltou que é seu propósito como vereador, valorizar a área cultural e os artistas de nosso município.

Tribess aproveitou para divulgar o concurso de monografia Brasil Rotário para Professores, promovido pelo Rotary Clube. O concurso tem por objetivo de implementar políticas públicas visando reduzir a mortalidade infantil. Ao mesmo tempo cumprimentou a entidade pela participação na campanha pela reconstrução da cidade.

A falta de médicos no município, citada em pronunciamento da oposição, também é discutida diariamente em seu gabinete, segundo revelou Beto Tribess. Ele participou de reunião do conselho regional da Fortaleza que relacionou alguns problemas que serão apresentados em forma de requerimento no legislativo.

Por fim, o peemedebista cumprimentou a direção do Cedup Hermann Hering, pela recepção aos vereadores durante a sessão itinerante da Câmara Municipal realizada na noite de ontem. Ele observou que viveu momentos agradáveis durante a sessão e salientou que “a comunidade realizou nas ultimas três décadas, um belíssimo trabalho naquele educandário”.


Marco Antonio: mobilização e vigília da reconstrução
A necessidade de um novo pacto federativo para alterar a forma centralizadora de arrecadação do governo federal, marcou mais uma vez o pronunciamento do vereador MARCO ANTONIO WANROWSKY (PSDB), ao mesmo tempo em que sugeriu ações populares para chamar a atenção para o problema da cidade.
Segundo o tucano, “da forma como está os municípios continuarão reféns da burocracia, que faz com que a comunidade não receba o auxilio no momento e no tamanho correto. Infelizmente na política, a única forma é através da pressão, pois a vontade popular está diretamente ligada a pressão que faz sobre seus líderes”, salientou. Wanrowsky propôs a mobilização popular, sem cor partidária, com o único objetivo de reivindicar o que é direito do cidadão. “Vamos fazer o panelaço da reconstrução, a vigília da reconstrução, sob pena de ficarmos no esquecimento e chorando todos os dias a falta de recursos para nossa cidade”. Segundo o líder governista, o problema é histórico, e agora a realidade é muito mais urgente: “Nós que acompanhamos todo o processo, sabemos que a luta não é só da Câmara, do prefeito e dos seus secretários, é muito grande. Infelizmente as respostas são muito lentas, ou simplesmente não há respostas. Mesmo assim, acredito na força da comunidade, para tentar reverter um pouco as dificuldades”.


Marco Antonio também considera que esta seria uma boa hora para se concretizar a federalização da Furb, num gesto de solidariedade com Santa Catarina e o Vale do Itajaí. “Está tudo pronto, as condições funcionais e pedagógicas e pela própria forma da instituição que é pública. Falta vontade e carinho com o povo de Blumenau e do Vale do Itajaí”, considerou.
Por fim, Marco Antonio se despediu da liderança do governo agradecendo o apoio de todos, afirmado que o parlamento é o local para divergir das idéias, mas convergir para o bem de todos. Na próxima quinta-feira, o democrata Marcelo Schrubbe reassume a liderança.

Escola recebe cumprimentos de Helenice

Muitas vezes nós que legislamos por uma cidade nos preocupamos em elaborar leis que já existem e, ao invés de contribuir, influenciamos de uma forma não muito positiva”. Desta forma a vereadora HELENICE LUCHETTA (PSDB) defendeu que não são necessárias leis que alterem a grade curricular das escolas. Ela percebeu isso através dos trabalhos desenvolvidos com os alunos da EEB Júlia Lopes de Almeida sobre meio ambiente.

Ela defendeu que a lei que estabelece os Parâmetros Curriculares Nacionais já é suficiente, no entanto, é necessário que as escolas tenham capacidade física e financeira e vontade de proporcionar educação diferenciada. Para Helenice, isso é observado na Escola Júlia Lopes e parabenizou o educandário pela “visão ampliada” deste modelo de educação.

Em outro momento, concordou com a afirmação do secretário de educação, Maurici Nascimento, que afirmou durante a sessão solene de ontem, que cada um deve cumprir com a sua parte no que diz respeito à educação e, consequentemente, à segurança pública.
Ao mesmo tempo, a parlamentar comentou sobre a ação de vândalos contra as construções em estilo germânico do município. Para ela, trata-se de uma prioridade, uma vez que esses patrimônios recebem investimentos públicos: “Tudo o que é público é prioridade. O que é público é nosso, pois conta com o dinheiro dos impostos pagos por todos nós”.

Norma comemora ativação de semáforo sonoro

Foi com alegria que a vereadora NORMA DICKMANN (DEM) anunciou que já está em funcionamento o semáforo sonoro da rua João Pessoa, próximo à Escola Adolfo Konder.
Para ela, trata-se de um marco para a população, pois é o primeiro equipado para auxiliar a travessia de portadores de necessidades especiais no município. Além disso, Norma lembrou que o equipamento vai auxiliar a travessia dos alunos e que é um pedido antigo da comunidade local.

Em outro momento, ela fez um convite em nome do Clube de Caça e Tiro Velha Central para o sorteio das equipes no torneio de futebol suíço, que acontece no próximo domingo. Segundo a democrata, trata-se de um evento que reúne as famílias da região.