quarta-feira, 15 de abril de 2009

Morreu o fundador do Lar Betânia

Texto: Hamilton Antonio

Faleceu na semana passada em Blumenau, aos 86 anos o Pastor Woldemar kinas fundador há 30 anos do Lar Betânia entidade voltada para o atendimento a criança e o adolescente. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina com problemas no pulmão, seu falecimento abre uma lacuna no atendimento a criança em nossa cidade. O pastor Kinas era cheio de compaixão pela criança e o adolescente.

Woldemar Kinas era filho de família alemã que migrou para a Rússia, e no começo do século XIX vieram para o Brasil. Pastor Kinas era o único dos filhos nascido no Brasil, todos os demais nasceram na Rússia, quando chegaram ao nosso país se localizaram em Ibirama, só quando jovem ele veio para Blumenau.

Ele foi gerente durante anos da Casa Royal se destacando nesta área comercial também, mas o seu grande legado foi a visão definida que não tinha interesse político, era apenas visão de servir.

Sobre a morte do Pastor, o deputado estadual Ismael dos Santos (DEM) concedeu entrevista a Rádio Nereu Ramos, demonstrando muita emoção ao lembrar do trabalho realizado pelo já saudoso Kinas, e também falou sobre a biografia que escreveu sobre o pastor e do titulo de cidadão blumenauense outorgado quando era vereador.