
Foto:Ilustrativa
Ontem quinta-feira o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, chamou em seu gabinete uma reunião emergencial para discutir planos e ações para a segurança pública. O prefeito resolveu trazer para o seu gabinete os representantes da segurança na cidade, incluindo-se Polícia Civil, Polícia Militar, os Conselhos de Segurança Pública, Conselho Tutelar, secretarias municipais de Segurança Pública e Inclusão Social, no intuito de unir forças para um trabalho em conjunto em prol da segurança pública em Balneário Camboriú.
Na reunião, o prefeito explanou sua preocupação com o aumento da criminalidade na cidade, mas disse confiar plenamente no trabalho realizado pelas polícias Civil e Militar no combate da criminalidade e que sua intenção é integrar este trabalho com as ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Estamos abertos para parcerias e trabalho em conjunto e será muito bom para nossa segurança essa parceria entre policias e o poder público”, disse o prefeito.
O advogado Valdir de Andrade, falando em nome dos conselhos de segurança, apresentou ao prefeito um plano de segurança elaborado ainda em 2008 com a participação de diversos setores da sociedade organizada e também dos representantes da segurança pública e que não foram colocadas em prática desde então.
Ainda na reunião, houve o início das tratativas da liberação de muitos policiais militares que atuam em Balneário Camboriú em funções administrativas. O coronel Albanir dos Santos prevê que com a liberação de policiais militares das funções administrativas, Balneário Camboriú poderá ganhar mais efetivo nas ruas, no policiamento ostensivo. Sobre isso o prefeito Edson Dias determinou ao departamento jurídico a efetuação desta parceria.
Uma outra preocupação levantada na reunião foi com relação a demora na construção do presídio em Camboriú. De acordo com o delegado regional Ademir Serafim e o coronel Albanir dos Santos, muitos bandidos são presos e logo soltos pela justiça, que não tem mais onde abrigar presos e por isso em muitos casos, as policias atuam prendendo marginais por mais de uma vez num curto espaço de tempo.
Como encaminhamento, foi acatada a solicitação do prefeito no sentido de a partir desta reunião, as policias passarem a agir em conjunto. Polícia Civil, Militar e Secretaria de Segurança Pública farão blitz relâmpago em dias e horas estratégicas, sem qualquer tipo de aviso, pelo menos duas vezes por semana e em diversos pontos da cidade.
O prefeito acha que esta é a primeira ação concreta e imediata entre os três. Ainda no final da tarde, na posse do novo delegado da Polícia Federal em Itajaí, Dias buscou junto a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, ajuda para realizar em Balneário Camboriú uma grande ação conjunta.
Hoje haverá na sede do batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú uma segunda reunião entre PM, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança, onde serão traçadas estratégias em conjunto para o combate da criminalidade no município.
O prefeito Edson Renato Dias avaliou a reunião como positiva e sente que a união das policias Militar e Civil, secretarias da Prefeitura, Consegs e Conselho Tutelar, será fundamental para iniciar uma grande escalada contra a violência em Balneário Camboriú.