
Texto: Transcrito do serviço de escuta da coluna na Rádio Capital AM-SP
Foto: IlustrativaO Tratado de Tordesilhas, assim denominado por ter sido celebrado na povoação castelhana de Tordesillas, foi assinado em 7 de Junho de 1494, entre Portugal e Castela, definindo a partilha do Mundo entre ambas as Coroas, um ano e meio após Cristóvão Colombo ter chegado às Antilhas e ter reclamado oficialmente a América para Castela.
O Tratado estabelecia a divisão das áreas de influência dos países ibéricos, cabendo a Portugal as terras "descobertas e por descobrir" situadas antes da linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde, e a Castela as terras que ficassem além dessa linha, para oeste.
Em princípio, o tratado resolvia os conflitos que se seguiram à descoberta do Novo Mundo por Cristóvão Colombo. Muito pouco se sabia das novas terras, que passaram a ser exploradas por Castela. De imediato, o tratado garantia a Portugal o domínio das águas do Atlântico Sul, essencial para a manobra náutica então conhecida como volta do mar, empregada para evitar as correntes marítimas que empurravam para o norte as embarcações que navegassem junto à costa sudoeste africana, e permitindo a ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança.
Nos anos que se seguiram, Portugal prosseguiu no seu projecto de alcançar a Índia, o que foi finalmente alcançado pela frota de Vasco da Gama, na sua primeira viagem de 1497-1499. Com a expedição de Pedro Álvares Cabral à Índia, foi descoberta a costa do Brasil (Abril de 1500), o que séculos mais tarde viria a abrir uma polémica historiográfica acerca do "acaso" ou da "intencionalidade" da descoberta.
Confira fatos históricos do dia 7 de junho1494 - Espanha e Portugal assinam o Tratado de Tordesilhas, fixando uma nova linha divisória para os descobrimentos de novas terras. 1629 - A cidade haitiana de Port Royal sofre três abalos sísmicos que a destroem totalmente. 1755 - Um terremoto no norte da Pérsia (atual Irã) deixa mais de 40 mil vítimas. 1863 - As tropas francesas, que haviam chegado ao México para apoiar Maximiliano I, tomam a capital.
1876 - Morre Aurore Dupin, "George Sand", novelista francesa. 1880 - Guerra do Pacífico: os chilenos tomam de assalto a praça de Arica, último reduto dos peruanos. 1905 - O parlamento do Reino Unido da Suécia e Noruega vota a separação entre esses dois países. 1911 - Entrada triunfal de Francisco Madero na cidade do México, após derrotar as tropas do ditador Porfirio Díaz. 1911 - A erupção do vulcão Colima, no México, causa a morte de 1.450 pessoas. 1914 - O transatlântico norte-americano Aliance, de 40 mil toneladas, inaugura o Canal do Panamá, fazendo o trajeto do Atlântico ao Pacífico. 1917 - A capital da República de El Salvador fica destruída devido a um tremor de terra. 1929 - O Plano Young, que previa que a Alemanha pagasse indenizações de guerra aos aliados, gera grandes protestos entre os alemães.
1937 - Morre Jean Harlow, atriz norte-americana de cinema. 1943 - Pedro Pablo Ramírez toma o poder na Argentina após o golpe de Estado de 4 de junho. 1944 - Segunda Guerra Mundial: o rei Leopoldo III da Bélgica é feito prisioneiro pelos alemães. 1951 - Execução dos últimos criminosos de guerra nazistas condenados pelo Tribunal de Nuremberg. 1958 - Confrontos violentos entre turcos e gregos no Chipre. 1967 - O governo boliviano declara estado de sítio devido às revoltas de trabalhadores e estudantes. 1980 - Morre Henry Miller, escritor norte-americano.
1981 - Aviões israelenses destroem o reator nuclear adquirido pelo Iraque, por considerá-lo um perigo para a paz. 1983 - Morrem 170 pessoas em um naufrágio, no Rio Volga, devido ao choque de um barco com uma ponte ferroviária. 1985 - O grupo conhecido como Sendero Luminoso realiza numerosos atentados durante a visita do presidente argentino, Raul Alfonsín, ao Peru.
1994 - Um terremoto de 6 graus na Escala Richter nas cidades de Cauca e Huila (Colômbia) deixa 589 mortos e 13.400 desabrigados. 1995 - Começa em Belfast a Conferência Internacional de Paz e Reconciliação de Ulster. 1996 - Morre George Davis Snell, cientista norte-americano. 1999 - Os presidentes da Argentina, Carlos Menem, e do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, firmam em Buenos Aires um pacto de responsabilidade fiscal. 1999 - Vitória do opositor Partido Democrata da Indonésia para a Luta (PDIL), de Megawati Sukarnoputri, nas eleições legislativas do país. 2000 - O juiz federal norte-americano Thomas Penfield Jackson propõe dividir a Microsoft em duas empresas para evitar o monopólio no mercado de programas de informática.
2001 - O ex-presidente argentino Carlos Menem é detido devido ao envolvimento com o contrabando de armas para a Croácia e Equador. 2001 - Honduras e Nicarágua firmam um acordo para consolidar a confiança mútua e evitar conflitos em suas fronteiras e na zona marítima.