sábado, 6 de junho de 2009

Sessão Ordinária Vereadores Mirins‏ dia 5 sexta-feira

Matérias enviadas a coluna pela assessoria de Imprensa da Câmara vVereadores

VEREADOR DE BENEDITO NOVO PRESENTE EM SESSÃO MIRIM

O vereador de Benedito Novo, Carlos Stolf, que visitou a Câmara Municipal na quinta-feira - retornou para acompanhar uma sessão da Câmara de vereadores Mirins. Ele elogiou os estudantes pelo trabalho e interesse na política. “Busco conhecer a Câmara Mirim para levar para Benedito Novo”, declarou.

MANTAU RESSALTA ORGULHO POR VERADORES MIRINS

O orgulho sentido pelos estudantes que participam do Programa Vereador Mirim foi reforçado na tribuna pelo presidente da Câmara de Vereadores, JENS JUERGEN MANTAU (PSDB). Ele citou que várias propostas dos jovens para cidade já são realidade. “Blumenau já melhorou muito com a contribuição destes vereadores mirins e outros municípios tem implantado o programa em sua cidade”, apontou.

SECRETÁRIO DE TURISMO MOSTRA ROTEIROS

O argumento de que os parlamentares mirins não chegaram a conhecer a cidade turística que Blumenau foi, fez com que o Secretário de Turismo, José Eduardo Bahls de Almeida, explicasse que o município deixou esta atividade econômica para tornar-se uma cidade industrial. “O que temos é que reverter esta situação e mostrar que o turismo pode ser nosso desenvolvimento sustentável gerando renda e emprego. Blumenau tem todas as competências para ser uma cidade turística”, exaltou.

Bahls de Almeida participou da sessão , a pedido da vereadora mirim RAFAELA KRACIK SIQUEIRA, do Colégio Sagrada Família, ainda trouxe informações, objetivos e metas da Secretaria de Turismo, atrativos e roteiros turísticos que já existem na cidade.

ESTUDANTES PRESTIGIAM SESSÃO MIRIM

A sessão foi assistida também por estudantes de duas escolas da cidade. Estiveram presentes alunos das terceiras e quartas séries da Escola Básica Comendador Arno Zadrosny. A diretora da escola Anna Tarcizia Zago Fleming e três alunas representantes da Academia de Letras e Artes, apresentaram alguns trabalhos elaborados por professores e estudantes.

Ainda alunos das sextas-séries da Escola de Educação Básica Adolpho Konder, igualmente assistiram a reunião dos parlamentares mirins. A assessora de direção e professora, Ana Paula Anezi agradeceu na tribuna a oportunidade de conhecer e vivenciar o projeto Câmara de Vereadores Mirins e falou a respeito do educandário.

EVELYN PREGA MAIS AMOR

“Nos dias atuais não sabemos mais onde está o amor, e cada vez mais só se fala em violência”, desabafou a vereadora mirim EVELYN THAIS CARDOSO, da EBM Friedrich Kemmelmeier. Para a jovem parlamentar “temos vida, inteligência, mas muitos não têm o principal, a compaixão pelo próximo.

Estamos sempre ocupados, tentando ser melhor do que o outro”, lamentou. Ao mesmo tempo mostrou preocupação com o planeta que ficará para aqueles que nascem todos os dias: “Que ensinamentos terão, se tudo o que ouvem e vêem é violência, estupro, assassinatos, pedofilia, prostituição, roubo, violência doméstica e infantil”.

CRISTIAN: MAIS SEGURANÇA NO CONTROLE DE CHEIAS

A modernização e automatização do sistema de controle do nível dos rios Itajaí Açu e Itajaí Mirim, foi comentada pelo vereador mirim CRISTIAN GOMES ABREU, da EBM Patrícia Pegorim.

Disse que a mudança trará mais segurança a comunidade do Vale do Itajaí, que poderá acompanhar as informações em tempo real, no site do Deinfra, já que os dados serão gerados por monitoramento via satélite. “Isto também vai evitar boatos sobre rompimento de alguma barragem em dias de chuva forte, e agilizará o trabalho dos especialistas responsáveis por projetar os níveis dos rios e a tomada de decisões em caso de enchente”, assegurou.

LETÍCIA DIVULGA CAMPANHA ECOLÓGICA

A estudante da EBM Alberto Stein, LETÍCIA SILVA DE BORTOLI, mostrou na tribuna um material que faz parte de uma campanha interna de consciência ecológica do Senai. A campanha chamada “Pegada Ecológica” questiona que marcas se pretende deixar no planeta e traz sugestões de estilos de vida mais equilibrados para o meio ambiente e de consumo consciente.

RAFAELA RESSALTA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O direito de expor idéias e opiniões foi destacado no pronunciamento da vereadora mirim, RAFAELA KRACIK SIQUEIRA, do Colégio Sagrada Família. Ela ressaltou que poder expressar-se livremente sobre questões públicas e políticas é a base da democracia. “Assim, as democracias são a expressão de muitas ideias e opiniões diversas que podem contrariar umas as outras. Liberdade de expressão e democracia andam de mãos dadas em direção à uma sociedade onde todos tem voz”, refletiu.

A estudante também agradeceu a presença no Legislativo do Secretário de Turismo, José Edurado Bahls de Almeida, que atendeu sua solicitação.

ANTHONY DESTACA EXPOSIÇÃO NO LEGISLATIVO

Através da ‘Mostra de Literatura Infanto-Juvenil de Apresentação Literária’, exposta no Espaço Cultural Manoel da Luz Rampeloti, o presidente da Câmara de Vereadores Mirins, ANTHONY LOUIS AZEVEDO, do Colégio Bom Jesus, pôde contar um pouco da sua trajetória na literatura. Ele falou sobre os objetivos da mostra e comentou cada uma das cinco obras de sua autoria. “Convido a todos para conheceram mais de perto a minha vida literária através da exposição”, citou.

O estudante ainda mostrou-se otimista quanto a realização de obras de limpeza no rio Itajaí-Açu. Em seguida falou de atitudes que deveriam ser tomadas imediatamente por adultos e jovens pela preservação do meio ambiente.

LETÍCIA FAZ LEITURA DE CARTA COM SOLICITAÇÃO

A aluna da EBM Francisco Lanser, LETÍCIA INDIARA DE LIZ, EBM Francisco Lanser fez a leitura de uma carta que solicita a retirada de uma ‘casa de prazer’, da rua Pedro André Reinert, nº 266, bairro Fortaleza. “Recebi esta carta da dona Roseli da Silva representando os moradores da rua Pedro José Reinert”, citou.

Em outro momento, Letícia convidou a todos para participar da 5ª Festa Sem Álcool que será pelo seu colégio.

JOÃO GABRIEL: VANDALISMO EM TELEFONES PÚBLICOS

O vereador mirim JOÃO GABRIEL MARCELINO, da EBM Fernando Ostermann falou sobre os telefones públicos da cidade que são alvos de vandalismo.

O estudante solicitou que a empresa responsável substitua os aparelhos, e pediu às pessoas, que denunciem estes atos. “Faço um apelo à sociedade, que fiscalizem, para que este vandalismo chegue ao fim. Em algum momento você pode precisar deste telefone e ele não estará funcionando.”, finalizou.

KEVIN DEFENDE PROJETO DA ESCOLA LAURO MULLER

Meio Ambiente foi o tema tratado pelo vereador mirim KEVIN LEHMKUHL, da EBM Profª Alice Thiele. Kevin citou as 22 atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, e defendeu o projeto realizado pela escola Lauro Muller.

Segundo o estudante, a escola recolhe óleo de cozinha na comunidade, mandando-o para Gaspar, onde é transformado em biocombustível. Kevin propôs que outras escolas também participem do projeto e afirmou que este ato contribuirá para o bem da cidade.

VICTOR: DIA DO MEIO AMBIENTE E DIA DA ECOLOGIA

O vereador mirim VICTOR BAUMANN, da EBM Lúcio Esteves falou sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia, que são comemorados nesta sexta-feira. O estudante afirmou que estas datas “nos alertam para o fato de que temos que fazer algo pela nossa natureza”. Victor alertou que simples ações feitas em casa podem ajudar. “Se todos juntos colaborarem, poderemos fazer diferença.”, salientou.

Em outro momento, Victor ainda chamou atenção para a falta de cadeiras na sua escola, que segundo ele, foram furtadas no período em que o local serviu de abrigo após a catástrofe. Ele informou que no local estão bancos sem encosto, gerando incômodo para os alunos. O estudante solicitou que este problema seja resolvido brevemente.

DANRLEI FALA SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA

“Não podemos admitir que em pleno século XXI existam tantas pessoas privadas do saber”, afirmou o estudante DANRLEI BACHMANN, da EEF José Vieira Corte.

O vereador mirim questionou se a deficiência na educação do Brasil não seria o motivo pelas diferenças sociais do país.

Danrlei cobrou atitude dos políticos, que, segundo ele: “pensam que há brasileiros sem estudar por não terem escola adequada e por terem que trabalhar.” O estudante julgou que os políticos aplicam o dinheiro em outros fins e esquecem da educação. “Façamos da educação uma escada onde se possa alcançar a dignidade e a soberania”, finalizou.

MORGANA PEDE FIM AO PRECONCEITO

“Homens e mulheres, papéis iguais ou diferentes na sociedade atual?”, questionou a vereadora mirim MORGANA GEBIEN DA SILVA, representante do Colégio Castelo.

A estudante salientou que os papéis ainda são diferentes, e que empresários não dão o devido valor às mulheres. Morgana disse que este preconceito acontece também com negros e deficientes. A jovem parlamentar finalizou protestando contra esta diferença e declarou desejar que a próxima geração demonstre mais respeito, e menos preconceito.

NILSON: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O estudante NILSON CARVALHO, da EEB Visconde de Taunay comentou sobre as palestras efetuadas no dia 3 de junho pela Conferência Nacional de Educação (CONAE) nas escolas públicas e privadas.

A palestra foi realizada para alunos de 7ªs e 8ªs séries, funcionários das escolas e pais. Nilson informou que na palestra foram tratados temas como a concentração dos alunos e atuação de professores nas aulas.

Ele destacou ainda a CONAE Nacional, que acontecerá em abril de 2010, que tem como objetivo discutir a construção de um sistema articulado de educação, desde a educação infantil até a conclusão da graduação. “O objetivo do debate nas escolas/CEI’s é de divulgar a CONAE, suas etapas e temas.”, afirmou.

AMANDA FALA SOBRE DEGRADAÇAO DO MEIO AMBIENTE

“O homem vem dando pouca importância à preservação do meio ambiente”, afirmou a vereadora mirim AMANDA SCHAEFER, da Escola Barão do Rio Branco.

A estudante destacou as conseqüências originadas pela degradação do meio ambiente, e salientou que a preservação é “a única maneira de amenizar com as consequências”. Ela apontou ainda que a educação pode contribuir para preservação e afirmou que a cidade não tem feito sua parte.

Amanda citou a catástrofe de 2008, e julgou que os motivos variam, entre ocupação dos morros e poluição e maltrato dos rios e ribeirões. “Não adianta exigirmos de nossos governantes se não fizermos nossa parte”.

Ela finalizou convidando a todos para prestigiarem o 3º Festival Ecológico da Canção e a Mostra de Trabalhadores de Artes Visuais - FECCO –, no dia 5 de junho, às 19h, no Teatro Carlos Gomes.

O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente, e será o encerramento, com a participação da Escola Barão do Rio Branco.

EVERTON: MEIO AMBIENTE E SAÚDE

“Precisamos nos unir e nos educar com consciência ecológica, pois nosso ambiente está doente e o futuro depende da nossa geração”, destacou o vereador mirim EVERTON LUIZ MARIANO ao lembrar que sexta-feira dia 5 se comemora o dia do meio ambiente.

O aluno da EBM Gustavo Richard enfatizou o encarte, publicado hoje no Jornal de Santa Catarina, mostrando diversas empresas que preservam a natureza. “Muitos adultos esquecem que os tempos mudaram e que na época deles este problema com o meio ambiente não era tão evidente. Agora colhemos e sofremos o reflexo do descaso”, disse.

Everton também pediu atenção do Executivo para o posto de saúde da comunidade da rua Odilon Caetano. “Participei de uma reunião da associação de moradores e fiquei triste ao ouvir que diversas pessoas não são atendidas. Todos temos direito à saúde, é lei e deve ser cumprida”, reivindicou.

LUCAS SOLICITA MAIS SEGURANÇA PÚBLICA

O estudante da Escola Adventista, LUCAS LUCHETTA DE FONSECA, tratou do tema Segurança Pública. O vereador mirim sustentou que o poder público deve garantir a segurança da sociedade.

Lucas afirmou que acabar com a violência e com a “sensação de insegurança” é um grande desafio e informou que estudos revelaram o aumento do crime no interior do país. O jovem parlamentar salientou que todos devem cobrar segurança das autoridades, e que há escassez de policiais na cidade.

Por fim, ele garantiu que irá acompanhar este problema, e pediu atenção especial ao governo de Santa Catarina.