segunda-feira, 8 de junho de 2009

Terceiro mandato do Presidente da Republica

Por: Hamilton Antonio
Foto: Ilustrativa

Não por ideologia partidária ao presidente Lula, mas por admirar sua persistência e determinação durante anos para chegar presidência da Republica, é que sou seu fã, e gosto da maneira com que administra este país, coisa que não é fácil por ser um país de dimensão continental.

Então por isto que acabei de colocar, é que não acredito que o Presidente Lula aceite concorrer a um terceiro mandado, já que existe esta possibilidade através do projeto que prevê o terceiro mandato, mas que não deverá sair do papel pelo menos até as eleições do ano que vem.

Para valer na campanha de 2010, o projeto tem que ser promulgado até setembro deste ano. O texto permite um terceiro mandato a depender de referendo popular. Como se trata de uma emenda constitucional tem um longo e difícil caminho pela frente. Raramente as PEC's são aprovadas em acordo, e essa é uma que não tem nem sombra de unanimidade.
É sinal que a possibilidade de permanecer 12 anos no poder pode não beneficiar os atuais políticos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai pedir aos parlamentares da base aliada para que encerrem as discussões sobre a possibilidade de um terceiro mandato e que acha "engraçado" o nervosismo da oposição diante do assunto."A alternância de poder é muito importante para o Brasil. Eu já fui presidente por oito anos, vou conversar com a base aliada porque não vejo sentido as pessoas ficarem discutindo pelo terceiro mandato", disse o presidente, ao falar com jornalistas.

Lula disse que não vê sentido a oposição se irritar com a proposta, apresentada à Mesa Diretora da Câmara pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), já que o Congresso está propondo apenas um referendo sobre o assunto. "Acho, de vez em quando, engraçado o nervosismo da oposição com essa hipótese, até porque o Congresso não está propondo o terceiro mandato, mas um referendo.

E as pessoas podem derrotar um referendo na hora que quiserem."Lula acrescentou que essa não é uma discussão que lhe diga respeito e que ele já cumpriu sua missão elegendo-se por dois mandatos consecutivos.