sexta-feira, 3 de julho de 2009

Falta um mês para os 40 anos da AMMVI

Matéria enviada a coluna por Michele Prada - Ascom AMMVI.

No dia 2 de agosto de 2009 a AMMVI completará 40 anos de história. História esta marcada por conquistas em prol dos interesses dos municípios do Médio Vale do Itajaí e defesa do movimento municipalista no estado.

Sua trajetória é marcada pela atuação junto aos 14 municípios da região e apoio aos gestores em favor de uma administração pública transparente e responsável.

Ao longo destes 40 anos, a AMMVI deixou sua marca na história do Vale e de Santa Catarina. Este registro encontra-se nas mobilizações, articulações junto às esferas de governo estadual e federal, capacitações dos servidores públicos, instituição de colegiados setoriais, atuação ativa junto ao Tribunal de Contas e entidades congêneres.

Todas estas ações resultaram no aperfeiçoamento da gestão pública municipal e no reconhecimento da entidade como promotora do desenvolvimento regional.

Com um corpo técnico especializado, a AMMVI municia os gestores municipais, funcionários e servidores públicos com informações relevantes para a execução do trabalho diário, bem como presta assessoria nas áreas jurídica, contábil, orçamentária, controladoria, arquitetura, engenharia, planejamento urbano, meio ambiente, informática, movimento econômico, comunicação e saneamento básico.

Além disso, desenvolve ações com base nos colegiados de Agricultura, Contabilidade, Controle Interno, Compras e Licitação, Educação, Movimento Econômico, Planejamento Urbano, Procuradores, Recursos Humanos, Saúde e Tributação.
Um pouco de história

A necessidade de promover a integração e a organização dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí, fez surgir o movimento para o nascimento da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

A Fundação Universitária de Blumenau por meio do seu Instituto de Planejamento e Processamento de Dados, nos anos de 1969, elaborou o Plano de Desenvolvimento Local Integrado.

Em 23 de julho de 1969, convidou os prefeitos para os atos de discussão e aprovação do estatuto, em Assembléia Geral de Constituição. A referida assembléia, realizada em 2 de agosto de 1969, nas dependências da Fundação Universitária de Blumenau, aprovou o Estatuto Social e, assim, fundou a AMMVI.

A AMMVI foi a oitava associação microrregional a ser instituída, o que fortaleceu o movimento municipalista estadual e colaborou para a fundação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em 1980.

Desde então, a Associação vem atuando fortemente na promoção da integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.