segunda-feira, 28 de junho de 2010

Apesar de ser um belo programa Samu é problema por vários motivos.

Da redação do SN
Foto: Ilustrativa

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.

O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).
As ambulâncias do SAMU são divididas em: USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves - USB – Unidades de Suporte Básico- VT – Veículos de Transporte, são usadas em casos mais simples - Motolancia: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento - Ambulância: Unidade de Socorro Aquático, Helicóptero Unidade de Socorro Aéreo.

Porem aqui em Blumenau sempre existem reclamações em relação ao atendimento, principalmente na demora em se deslocarem para atender os pacientes,que antes precisam provar através de perguntas e repostas, o que estão sentindo, sendo que às vezes familiares ficam em pânico, porque ficam vários minutos que poderiam ser preciosos para salvar vidas, dando explicações por telefone de como está o familiar, para então saber se a ambulância e equipe medica irá ao local prestar atendimento.

Tenho certeza que não deve ser em todo o Brasil esta dificuldade para ter atendimento do Samu, sem contar que quando o serviço foi inaugurado em Blumenau e região, foram colocadas várias viaturas em condições de atendimento, mas com o tempo o que se vê é uma quebrada aqui outra na oficina e o atendimento fica muito abaixo do que a comunidade precisa.

Então sentimos uma saudade do belo trabalho que os Bombeiros Socorristas, prestavam a comunidade e ainda nos oferecem nas emergências.
Quanto ao SAMU foi criado para dar segurança ao povo necessitado deste serviço, a comunidade que o diga.