Da Redação do SN Fotos: Divulgação
Gosto de grandes atitudes como a do prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing, juntamente com o secretario de Ação Social Mario Hildebrandt e do Secretário de Defesa Civil Carlos Olímpio Menestrina, que estarão levando a Alagoas esta semana, uma equipe técnica a fim prestar auxílio às autoridades do Governo nordestino, afetado por fortes chuvas nas últimas semanas.
Menestrina coordenou a chamada Operação Esperança, como ficou conhecido o trabalho de atendimentos emergenciais em Blumenau em 2008, a operação envolveu principalmente o resgate de famílias e a distribuição de donativos, como alimentos e remédios, em pontos isolados.
Após a catástrofe de 2008, a Defesa Civil de Blumenau passou por uma reestruturação administrativa, o plano de contingência de enchentes e deslizamentos foi aprimorado e revisado, a Prefeitura também ganhou um departamento de Geologia, que trabalha em estreita cooperação com o setor de Defesa. “O que nos era desconhecido, passou a integrar nossos estudos.
Essa experiência nos permitiu ampliar e melhorar nossas condutas, em todas as fases que integram o sistema de Defesa Civil”, explica o secretário. “Tenho certeza que poderemos colaborar em muito para amenizar o sofrimento de outros Estados e comunidades que sofrem com eventos provocados pela natureza”, reitera o prefeito.
A equipe viaja para o Estado de Alagoas nesta terça-feira (6), para levar apoio às autoridades daquele estado, o convite partiu do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, com base na experiência da Semascri em ações de enfrentamento da catástrofe de 2008, com foco no conhecimento do modelo de moradias provisórias para atendimento da população desabrigada.
O secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt, avalia que a experiência técnica de Blumenau em situações desta natureza irá impulsionar o trabalho de atendimento às diversas demandas que surgem a cada momento. “São situações que exigem decisões rápidas e ousadia dos governantes na perspectiva de que a população necessita ser assistida sob vários aspectos”. Hildebrandt levará também em sua bagagem informações sobre padrão arquitetônico e a metodologia de trabalho nas moradias provisórias.
O Sala de Noticias deseja um ótimo trabalho a toda equipe e que consigam dividir conhecimentos, ajudando aqueles que nesta hora mais necessitam.