terça-feira, 20 de julho de 2010

Exemplo do Governo do Rio de Janeiro deveria ser adotado em SC

Da Redação do SN

Em Blumenau, como me parece em todo o estado de SC, existe um esforço dos supermercados pedindo para que os clientes usem para embalar as compras sacolas retornáveis, para que não seja mais preciso usar aquelas que são colocadas à disposição nos caixas, as sacolas plásticas. Porem percebe-se que pedir que entrem nesta campanha não basta, precisamos de uma lei que determine, proíba o uso destas sacolas, lei que atinja supermercados e consumidores, então o efeito será de cima para baixo, pois este material leva anos para se decompor, criando problemas para o meio ambiente principalmente para o solo (a terra já tão maltratada pelo homem que só pensa em retirar dela e não dar nada em troca).

Medida determinante foi tomada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro que proibiu o uso de sacolas plásticas para embalar mercadorias a partir de sexta –feira passada 16/ 07, ficando restrito ao Rio de Janeiro o não uso das sacolas plásticas em supermercados, para embalagem de compras nos caixas, com a entrada em vigor da Lei nº 5.502 de 2009, dos deputados da Assembléia Legislativa do Estado que tinham aprovado o adiamento para janeiro de 2011, mas o Diário Oficial do Estado publicou no dia anterior, o veto do governador Sérgio Cabral.

Ele também determinou que fiscalizem os supermercados e lojas para garantir a aplicação da lei. O órgão informou, no entanto, que inicialmente irão realizar ações educativas e não está prevista a aplicação de multa, que pode chegar a R$ 20 mil.
Quanto a Santa Catarina, quem se habilita a um projeto ou lei como esta em evidencia no Rio de Janeiro.