
Matéria da Secretaria de Estado de Comunicação
A partir desta segunda-feira (19), o governador licenciado Leonel Pavan inicia uma série de contatos na Ucrânia e República Tcheca para identificar novos negócios e parceiros para Santa Catarina. Também fazem parte da comitiva catarinense representantes dos setores agropecuário, portuário, tecnológico, de energia e de mineração. O retorno do grupo está agendado para 26 deste mês.
Em Kiev, na Ucrânia, nesta segunda-feira, Pavan e comitiva terão encontro com o primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azarov, para tratar da exportação de produtos agroindustriais catarinenses para a Ucrânia. No mesmo dia, se encontrarão com o vice- ministro de Política Industrial, Sergii Bilenkyi.
Na pauta, acordo prevendo a troca de ureia produzida na Ucrânia pelo frango catarinense. Outra reunião desta segunda será com o primeiro-vice-Ministro da Educação, Borys Zhebrovskyi, para avaliar o intercambio no setor educacional e cultural.
Na terça-feira (20), Pavan se reunirá com o ministro de Energia, Volodynyr Makukha, e com o vice–ministro da Agricultura, Maksyn Melnychuk, com o intuito de fechar acordo de cooperação na área de energia e mineração. No período da tarde, o encontro será na empresa Antonov, que trabalha com fabricação de sistemas eletrônicos de aviões e satélites. Na quarta-feira (21), a comitiva catarinense partirá para Odessa, onde conhecerá as instalações do Porto de Odessa e Porto de Ilichevsk.
"Queremos aumentar ainda mais a presença de investidores internacionais em nosso estado", acrescenta o secretário especial de Articulação Internacional e de Planejamento, Vinícius Lummertz, que também integra a missão, assim como o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Enori Barbieri, e o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo César da Costa.
Na República Tcheca, um dos destaques da missão será a reunião, na sexta-feira (23), com o presidente da República Tcheca, Václav Klaus, na sede do governo em Praga. Encontros com o ministro da Agricultura, Ing. Jakub Sebesta, e com o ministro de Indústria e Comércio, Ing. Vladimir Tosovsky, também estão previstos para discutir ampliação das relações comerciais com Santa Catarina.
Também integram a comitiva o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Prata, além de empresários do setor agropecuário, frigorífico e portuário do Estado.