
Matéria transcrita da AFP - Foto: Peter Morey
O primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, celebrou domingo seu 92º aniversário junto à família enquanto a comunidade internacional prestava sua homenagem ao líder africano dedicando-lhe o primeiro dia das Nações Unidas à promoção da paz. "Ele vai cortou o bolo junto com sua família. Vamos dar muito amor para que ele sinta até que ponto a família gosta dele", contou à BBC a esposa do líder anti-apartheid, Graça Michel, que acrescentou que Mandela está bem, embora fraco.
Diante dos muros da residência do ex-presidente no bairro de Houghton, várias pessoas se reuniram para tentar ver o querido ´Madiba´, como o chamam afetuosamente os sul-africanos. Jessy Martina chegou cedo para exibir um cartaz com as palavras "Feliz aniversário, Madiba". Várias crianças também tentaram entregar cartas com parabéns escritas por elas mesmas. A família pediu intimidade", declarou à AFP um policial que cuida da segurança da casa.
Preso durante 27 anos pelo regime racista, Mandela foi libertado em 1990 e eleito quatro anos mais tarde como o primeiro presidente negro da África do Sul, ao ser abolido o apartheid.
Dia Internacional Nelson Mandela
A ONU (Organização das Nações Unidas) decidiu prestar uma homenagem ao ex-presidente ao dedicar a ele o "Dia Internacional Nelson Mandela", que celebrará a cada 18 de julho sua luta pela paz e liberdade. "Seu sacrifício não apenas serviu a seu povo na África do Sul, como também fez com que o mundo fosse melhor para todos, em todos os lugares. Hoje, neste primeiro Dia Internacional Nelson Mandela, agradecemos a ele tudo o que fez em nome da liberdade, da justiça e da democracia", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um comunicado