sábado, 17 de julho de 2010

Reitor anuncia implantação do Ifc em audiência

Matéria enviada ao SN - Luciana da Cunha Fotos:Cristiano Carlos Bafius

O Instituto Federal Catarinense (IFC) deve ter um campus construído próximo à BR-470 em Blumenau. A informação foi prestada na audiência pública, realizada ontem na Câmara, pelo reitor da Instituição, Cláudio Koller, que anunciou a oferta do espaço, descartando a ideia de implantar a unidade na EEB Pedro II.

Conforme explicou o reitor, as aulas do IFC no município devem ter início em março de 2011: “Falta parecer jurídico, a liberação da Caixa Econômica, o processo licitatório e alguns reparos no local”. O impasse para criação do campus também foi lembrado por ele, que lamentou o fato de os alunos do Pedro II não contarem com essa oportunidade.

Koller ainda mencionou que os recursos para o IFC já estavam garantidos, mas a instalação deveria ser feita em área da União.
A audiência foi solicitada pelo vereador VANDERLEI DE OLIVEIRA (PT), que lembrou o apelo feito pelo reitor Cláudio Koller, quando pediu à Câmara agilidade para a concessão de um terreno do Município em parceria com a Furb. O parlamentar ainda justificou que “a preocupação é que, na abertura de outras portas, há indefinição e necessidade de clareza de como o projeto vai tramitar”, alegou o parlamentar. Para ele, a Câmara de Vereadores tem a obrigação de tomar parte neste debate.

A senadora Ideli Salvati recordou que Santa Catarina contava com apenas duas escolas profissionalizantes federais, que eram agrícolas. Mesmo após processo de expansão, com a abertura de diversos campi do instituto federal, a ausência ainda é sentida na região de Blumenau. Ideli ressaltou que o município foi escolhido para implantação da reitoria, o que o obriga a possuir um campus.

A deputada estadual Ana Paula Lima lamentou a demora na definição do local para a instalação do campus do IFC em Blumenau e que serão criadas duas mil vagas para os adolescentes receberem ensino de boa qualidade no município.

O secretário de desenvolvimento regional Raimundo Mette afirmou que a Secretaria fará o possível para contribuir na instalação de um instituto federal na cidade e na região. “A intenção da parceria é oferecer, dentro do complexo esportivo, um espaço para ser ocupado pela instituição, oferecendo assim, ensino público gratuito”, concluiu.

A notícia de que o campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) não será implantado na Escola de Educação Básica do Pedro II foi lamentada pelo diretor geral do educandário, Jadir Booz. Mesmo assim, afirmou estar contente por saber que o IFC permanecerá na cidade. “É lamentável que esta parceria não tenha se concretizado, mas não é por isso que, como diretor do Pedro II, deixarei que uma instituição com mais de 100 anos morra por falta de alunos”, declarou.

A importância da implantação do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Blumenau teve destaque no discurso do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau, Túlio Sant’Ana Vidor. “A pauta de educação superior de qualidade fez com que fundássemos a Furb e desenvolvêssemos até o que é hoje. E o Instituto Federal Catarinense dará continuidade à educação de qualidade e gratuita em Blumenau. Como movimento social, somos amplamente favoráveis a esta implantação no local que for possível”, apontou.

Vereadores

O vereador ZECA BOMBEIRO (PDT) comemorou a notícia de que a escola será instalada na região norte. Ele citou a importância da qualificação técnica e disse que Blumenau já deveria ter recebido uma unidade do Instituto Federal de Educação, porque as estruturas existentes não atendem a demanda.

Ao comentar a reunião realizada na escola Pedro II, o parlamentar VÂNIO SALM (PT) destacou a necessidade do reconhecimento da importância da instalação do Instituto em Blumenau. “Os cidadãos merecem essa grande obra que vai se concretizar e terão um instituto que vai oferecer educação funcional de acordo com o que a sociedade merece”, afirmou.

O dia de hoje é uma data histórica para Blumenau, de acordo com o vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB). Ele justificou que este é um marco no desenvolvimento da educação do município. O parlamentar comentou a deficiência na qualificação profissional do Brasil e destacou a importância “do Vale do Itajaí ter esse salto extraordinário na qualidade de vida”.