quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sedec trabalha projeto para fortalecer as relações econômicas entre Blumenau e Alemanha

Matéria enviada ao SN- Assessor de Comunicação: Humberto Trindade
Foto Rogério Pires

Trabalho em parceria com Secretaria de Turismo e Câmara de Comércio e Industria Brasil-Alemanha tem como meta de incrementar a economia da cidade – por meio do setor turístico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) elabora projeto “Diplomacia das Cidades”. A proposta, em parceria com a Secretaria de Turismo e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, tem por objetivo a divulgação da “Marca Blumenau” no Exterior, principalmente na Alemanha.

Para viabilizar o projeto, com o apoio da agência de turismo Trip Service – e que promete incrementar a economia da cidade, diversas ações estão sendo planejadas, como elaboração de folderes, com tradução em alemão das informações contidas no folheto, além da profissionalização, por exemplo, de profissionais que atuam com turismo receptivo e na rede hoteleira do município

Sylvio Zimmermann Neto, diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedec, detalha que o objetivo do projeto é de aumentar o intercâmbio sócio-econômico entre Blumenau e Alemanha. “Vamos aproveitar as diversas potencialidades da cidade e região, divulgando, por exemplo, nossa produção econômica, assim como os atrativos turísticos” explica o diretor. Ainda segundo ele, a ideia é tornar Blumenau e Santa Catarina, um roteiro mais atraente aos alemães, maior mercado emissor de turistas do mundo.

O projeto prevê resultados a médio /longo prazo. Dentre as estratégias pré-estabelecidas, está a divulgação para usuários brasileiros, por meio de agências de viagem, empresas e associações. Outra referência é a identificação de parceiros internacionais, tais como as unidades alemãs da Câmara de Indústria e Comércio, Institutos de cooperação e educação.
Objetivos específicos

Criar plano de comunicação; Criar material de divulgação em idioma alemão; Difundir informações para mídia nacional e internacional; Organizar receptivo; Mensurar os resultados do plano; Desenvolver continuamente o plano.