quinta-feira, 29 de julho de 2010

SESI/ SC oferece educação gratuita para trabalhadores

Matéria enviada ao SN - Sistema Fiesc de imprensa
(foto: Heraldo Carnieri

O SESI Santa Catarina oferece gratuitamente às indústrias a oportunidade de elevar a escolaridade de jovens e adultos trabalhadores e de também qualificar esses profissionais. A expectativa é contabilizar mais de 88 mil matrículas de trabalhadores da indústria em cursos dos programas Educação de Jovens e Adultos e Educação Continuada.

A Educação de Jovens e Adultos oferece a elevação da escolaridade básica de jovens e adultos trabalhadores da indústria, nos níveis fundamental e médio. O curso é oferecido na modalidade a distância, com momentos presenciais obrigatórios, por meio das metodologias Novo Telecurso e Ensino Modularizado.

O atendimento é realizado nas próprias Unidades do SESI/SC ou em locais colocados à disposição pelas empresas clientes. O programa Educação de Jovens e Adultos busca adequação à realidade econômica atual de demandas crescentes, rápido desenvolvimento tecnológico, evolução dos processos produtivos e de organização do trabalho.

A Educação Continuada coloca à disposição mais de 80 cursos voltados às competências exigidas na linha de produção de diversos segmentos industriais. Seu objetivo é atender as necessidades de aprendizado de jovens e adultos que surgem ao longo da vida produtiva, muitas vezes causadas pela modernização da estrutura e relações de trabalho. Entre os cursos oferecidos, com base na demanda das empresas, estão o Aprenda a Clicar, Matemática aplicada, Artes, Produção Textual, Inglês e Espanhol.

Os temas abordam questões de Educação para o Trabalho, Formação Pessoal e Profissional, Saúde e Qualidade de Vida, Cidadania, e Saúde e Segurança no Trabalho. Os conteúdos são contextualizados conforme o ambiente organizacional das indústrias e podem ser oferecidos em empresas ou nas próprias unidades do SESI/SC.

O Programa de Educação Continuada do SESI/SC foi lançado em 2009 e é o único no estado voltado às necessidades das indústrias para o desenvolvimento de competências básicas dos trabalhadores.