quarta-feira, 7 de julho de 2010

Voto útil - Entidades empresariais reeditam campanha pelo voto útil

O diretor executivo da Acib Charle Schwanke apresentou os números

Matéria enviada ao SN - imprensa acib-

Foto: Cristiane Soethe

A Acib e demais entidades empresariais vão reeditar a campanha pelo voto útil. Com o slogan “Vote pelo Vale”, a intenção dos empresários é sensibilizar a população principalmente para evitar os votos nulos e brancos. Além disso, o objetivo da campanha é despertar para a importância de se votar em candidatos da região como nossos representantes nos governos Estadual e Federal nas próximas eleições.

A decisão saiu da reunião conjunta entre Conselho e Diretoria da Acib o encontro contou com a presença dos juízes eleitorais Rubens Schulz e Stephan Klaus Radloff e de representantes de diversas entidades empresariais e sindicatos da região.

O diretor executivo da Acib, Charles Schwanke, apresentou um estudo mostrando que, em 2006, 61% dos eleitores da região votaram em candidatos a deputado estadual do Médio Vale. No que diz respeito ao cargo de deputado federal, o número é ainda menor: 54%. Uma média total da distribuição dos votos nas últimas eleições resulta em 57,9% de votos em candidatos da região, 13,9% em candidatos de fora e, o número que mais surpreendeu os presentes na reunião, 28,2% foram de votos brancos, nulos, abstenções ou na legenda.

A campanha vai envolver mídia espontânea, passeatas, distribuição de jornais e materiais gráficos e disseminação de propagandas espalhadas pelas cidades do Médio Vale.

A ideia também é criar um site e um twitter da campanha.