Matéria: Com informações da Agência Brasil Foto:IlustrativaO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os primeiros números do Censo 2010. Nas duas primeiras semanas de visitas dos agentes do órgão, foram recenseados cerca de 33 milhões de habitantes em 17% dos 58 milhões de domicílios presentes em todo o território nacional.
Ainda segundo o balanço do órgão, os estados que apresentaram os maiores percentuais de residências visitadas foram Rondônia (28,2%), Sergipe (27,2%) e Ceará (25,5%). O menor índice foi apresentado pelo Rio Grande do Sul (8,2%).
O órgão ainda informou que, por conta de um atraso na entrega dos coletes de identificação dos recenseadores, os trabalhos ficaram prejudicados no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
"Fizemos um plano de distribuição privilegiando a Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde a dificuldade de entrega era maior. Na Região Sul e Sudeste, onde as distâncias eram menores e o transporte muito mais fácil, começaram os atrasos.
O Rio Grande do Sul foi o estado mais prejudicado e recebeu por último", explicou Maria Vilma Salles, coordenadora operacional do Censo 2010.